1 de agosto de 2010

Um século de observações meteorológicas

Em janeiro de 1911 Santa Catarina ganhou as primeiras estações meteorológicas, data de início de uma bela história. Para marcar a passagem do primeiro século de observações meteorológicas em território catarinense o site da Epagri/Ciram inicia uma série de matérias, que serão publicadas mensalmente até janeiro de 2011, sempre na última semana de cada mês. A intenção é fazer um resgate histórico da meteorologia catarinense, bem como destacar o trabalho de personagens importantes que tornaram essa trajetória possível.

Uma pequena sala na sede da Epagri, em Florianópolis, guarda um patrimônio histórico que os catarinenses desconhecem. Lá estão, devidamente organizados, os dados coletados por estações meteorológicas convencionais em Santa Catarina desde 1911. Todos estas informações já foram digitadas e inseridas no banco de dados da Epagri/Ciram, que superou em 2010 a casa do 100 milhões de dados meteorológicos armazenados. Mas o que a pequena sala guarda é mais do que simples planilhas de papel. Naquelas páginas, muitas quase apagadas pelo tempo, está a dedicação de vários profissionais abnegados que ajudaram a construir esse acervo.epagri

A meteorologia é uma ciência antiga que desperta o interesse da humanidade desde tempos remotos. A geógrafa da Epagri/Ciram Vera Lúcia da Silva reuniu em monografia um breve histórico da meteorologia, que indica que, desde a antiguidade até o século XVI os fenômenos meteorológicos eram atribuídos a causas sobrenaturais, com forte conotação religiosa, constituindo um símbolo do poder divino sobre o homem.


Já em 550 a.C. o filósofo grego Anaximandro conceituou pela primeira vez o vento como “um fluxo de ar”. No ano 340 a.C. Aristóteles publicou o Tratado de Meteorologia, explicando fenômenos como chuva, geada, granizo e neve, entre outros. Em 1597 teve início a observação científica da meteorologia, com a invenção do primeiro termômetro, por Galileu Galilei. Em 1639 surgiu o primeiro pluviômetro e, em 1643 foi inventado o barômetro de mercúrio. A partir daí os experimentos foram se sucedendo e oferecendo explicações racionais para os fenômenos meteorológicos que, até hoje, intrigam e assustam os homens.

Para saber mais acesse: http://ciram.epagri.sc.gov.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog