25 de julho de 2010

Estratégias para gerenciar o estresse

Como você acordou hoje? Bravo, cansado, feliz, com raiva, com energia, com dores no corpo...Reflita sobre suas respostas e analise como foi o seu dia, pois você pode estar vivendo uma fase de estresse, que pode tomar proporções elevadas, caso não sejam buscadas soluções há tempo.

Visando esclarecer sobre os sintomas, causas e consequências do estresse, o Programa de Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (Univida) promoveu no período de 19 a 21 de julho, a terceira edição do Curso de Gerenciamento de Estresse. A iniciativa oportunizou apresentar formas de prevenção e técnicas para aliviar sensações estressantes.

A abertura do evento foi conduzida pela coordenadora do Univida, Katiucia F. K. Mortari, que apresentou as ações do programa. Em seguida, a psicóloga Kelin Beatriz de Oliveira explicou o que é o estresse, como se manifesta no organismo, e como as pessoas podem identificar os fatores que desencadeiam a doença.

No organismo, as reações podem ser emocionais e/ou fisiológicas. Entre os sintomas psicológicos, Kelin citou as dificuldades de sono, vontade frequente de chorar, cansaço constante, pouca disposição para rir e sorrir, dificuldade de concentração e de tomada de decisões, incapacidade para enfrentar problemas, ataques súbitos de raiva, falta de entusiasmo, entre outros. Já os sintomas físicos estão relacionados à insônia, garganta seca, dores musculares, falta de ar, taquicardia, pressão alta, etc.cursoestresse

A psicóloga também explicou que as reações ao estresse podem ser identificadas em diferentes estágios: alerta – fase que o organismo se prepara para a ação, liberando hormônios na corrente sanguínea, causando rubor facial, transpiração, sensação de aperto no estômago e tensão muscular nos braços e pernas. Na fase de resistência, o estresse causa enxaqueca, hipertensão arterial, lombalgia, insônia, irritação e angústia. A terceira fase é a de quase exaustão, quando a tensão excede o limite do gerenciável, diminuindo a resistência física e emocional. Já a fase de exaustão é caracterizada pela queda acentuada dos mecanismos de defesa, podendo causar doenças mais graves.

Qualquer tipo de mudança na vida. As causas mais comuns estão relacionadas à perdas, dificuldades de relacionamento, isolamento social, problemas financeiros ou ainda situações que não sejam negativas, desde que, para aquela pessoa, possa ser considerado situação de estresse, como por exemplo, o nascimento de um filho ou a organização de uma festa.

Entre as estratégias apresentadas para gerenciar o estresse, estão: reconhecer os limites, praticar atividades físicas, alimentar-se adequadamente, reconhecer erros sem culpa, evitar automedicação, aprender a relaxar, organizar as atividades, compartilhar problemas e reservar tempo para o lazer.

O primeiro dia de curso também envolveu exercícios de relaxamento, conduzidos pela psicóloga Fernanda Pissato e pela educadora física Marlete Shneider.

Fizeram parte da equipe que conduziu o curso, os seguintes profissionais: Carolina Aita Flores (psicóloga), Cristiane Colossi de Oliveira (psicóloga), Fernanda Pissato (psicóloga), Katiucia F. K. Mortari (coord. do Univida), Kelin Beatriz de Oliveira (psicóloga), Nayara Baggio (nutricionista), Marlete Schneider (educadora física) e Alexandre Montagna (professor de yoga).

Fonte e foto: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Muito interessante essa matéria, pois precisamos, sim, estar atentos aos sintomas do estresse. Programas assim deveriam aparecer na mídia em substituição atanta bobagem que se passa em horário nobre. Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog