15 de setembro de 2009

Avicultura mundial será debatida durante o evento

Um dos mais renomados eventos técnicos do setor avícola nacional terá a 8ª edição no próximo mês de outubro em Balneário Camboriú.

Realizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), com apoio da Embrapa, o Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição será de 21 a 23 de outubro, no Centro de Convenções do Sibara Flat Hotel.

A programação inicia no dia 21, quarta-feira, às 20 horas, com solenidade de abertura e palestra com o Dr. Ariel Mendes, presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA) e com o Dr. Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF), seguida de coquetel de confraternização.

Um dos destaques da programação será no dia 23, sexta-feira, das 10h30 às 11h30, com Antônio Mário Penz Junior, que abordará o tema “Melhorando a performance de matrizes através da nutrição”. Penz explicará que é importante levar em conta as particularidades de criação de cada lote de reprodutoras e lembrar que a utilização dos nutrientes pode ser afetada pela forma de arraçoamento empregado na recria, que pode variar com as instalações, com a curva de peso, com a uniformidade objetivada e com os alimentos utilizados.

No início de produção, as reprodutoras devem ter seu peso similar àquele de suas progênies com 6 semanas de idade. A consequencia desta seleção genética para rápido crescimento e maior eficiência na conversão alimentar exige que as reprodutoras sejam submetidas à restrição alimentar, gerando maior ansiedade dos animais e maior dificuldade na manutenção da uniformidade dos plantéis.

No passado, as dietas pré-postura tinham a exclusiva função de fornecer cálcio intermediário às aves, possibilitando uma adequada transição para a fase de produção. Estes benefícios são percebidos ainda hoje, já que a medula óssea funciona como reserva de cálcio para a produção da casca. Atualmente, as matrizes de corte são mais precoces e atingem o pico de postura mais rapidamente do que ocorria no passado, já que temos picos de produção antes das 30 semanas. Portanto, a ração pré-postura tem maior importância na preparação das reprodutoras para sustentar esta elevada produtividade e persistência. Se neste período as reprodutoras não conseguirem atingir o pleno desenvolvimento, seu desempenho durante a produção comprometerá a qualidade dos ovos e dos pintos.

No manejo da alimentação de reprodutoras durante a fase de postura (25 semanas em diante), não há duvidas de que o desempenho na fase de produção está ligado ao resultado obtido na fase de recria. O melhor desempenho observado para aves com alta uniformidade é decorrente do sincronismo da sua maturidade sexual.

Na nutrição de matrizes influenciando o embrião e o pinto (progênie) existem variações individuais de consumo entre as aves do lote que podem causar deficiências de nutrientes à progênie. A nutrição das reprodutoras tem efeito determinante no desenvolvimento dos embriões até o nascimento dos pintos, sendo que um bom “status” nutricional dos pais é crucial na transferência adequada e balanceada dos nutrientes necessário ao desenvolvimento do embrião no ovo.

O metabolismo da gordura tem importância critica para o embrião e isto pode ser influenciado pelo nível de gordura e pela composição da dieta da reprodutora. Galinhas alimentadas com menos gordura saturada tiveram progênie com melhor desempenho e melhor rendimento de processamento, avalia Penz.

A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail acav-chapeco@hotmail.comcom o comprovante de depósito bancário, ou via fax (49) 3322-4350. Informações no sitewww.acavsc.org.br .

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 4 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog