16 de setembro de 2009

Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio

O dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro data que marca o aniversário da ratificação do Protocolo de Montreal, ocorrido em 1987.


O tratado visa à redução e à proibição de substâncias que destroem a camada de ozônio, como gases CFC (cloro-flúor-carbono). Neusa Paes Leme, pesquisadora do laboratório de ozônio do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), afirma que quase todos os países do mundo já assinaram este acordo.


O ozônio é um gás atmosférico azul-escuro que se concentra na chamada estratosfera, região esta situada entre 20 e 40 km de atitude. A diferença entre ozônio e oxigênio dá a impressão de ser muito pequena, pois resumi-se a um átomo, uma molécula de oxigênio possui dois átomos, uma molécula de ozônio possui três.


A pequena diferença que existe entre eles é fundamental para a manutenção de todas as formas de vida na terra. A camada de ozônio funciona como um escudo que nos protege dos raios solares de intensidade mais elevada, perigosos maléficos à vida. Hoje o câncer de pele é considerado uma das doenças que mais mata no mundo, é consequência da exposição da pele a esses raios.


A humanidade há anos vem lançando grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, o que está causando diminuição da camada de ozônio e aquecimento de nível global. As geladeiras com CFC´s (cloro-flúor-carbonos, gases muito agressivos à camada de ozônio, carros movidos a álcool também emitem uma pequena parcela de gás carbônico).


Sempre que gases poluentes são emitidos no ar, tendem a ocupar todo o espaço. Os gases que emitimos sobem muito lentamente , demoram cerca de 15 anos para atingir a camada de ozônio, isto quer dizer que se paramos de poluir hoje, só em setembro do ano de 2023 teríamos um reparo na camada de ozônio.


Hoje a maior parcela de gases está concentrada nos polos terrestres, o que está causando um enorme buraco nesta camada nessas áreas. Como consequência a terra está passando por transformações gradativas, atualmente a área de gelo permanente que fica congelada durante todo o ano, foi reduzida em 14%, o equivalente a um país como Turquia ou Paquistão.


As geleiras suíças perderam mais 15% de sua área de superfície nas últimas décadas e podem desaparecer quase que inteiramente em um século se as mudanças climáticas não forem reduzidas. O 16 de setembro tem por objetivo conscientizar as pessoas de que a camada de ozônio desempenha uma função muito importante na vida terrestre e marinha.


Todos devem fazer sua parte para a preservação!

Fonte: www.universitario.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Por que será que essas datas são marcadas e ficam apenas no papel, não poderiam ser todos os dias?
    Dia de conservar o planeta que vivemos? Nem sei o que pensar as vezes é melhor me calar.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Que não seja apenas uma data comemorativa mas sim um evento que leve a uma conscientização mundial. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog