16 de maio de 2010

Você é 12 por 8?

O coração é a “bomba” responsável por fazer o sangue circular por todo o nosso corpo. A força com a qual esse potente órgão bombeia o sangue através dos vasos é chamada de pressão arterial. Ela é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelos vasos. A pressão considerada normal é aquela que, na média, é igual ou inferior a 12 por 8, ou seja, máxima em 120 milímetros e mínima em 80 milímetros de mercúrio (mmHg).

A hipertensão arterial acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são ighipertuais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, ou pré-hipertensão, e podem merecer tratamento em alguns casos, conforme recomendação médica. As pessoas que têm maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, não fazem atividades físicas, exageram no consumo do álcool, são diabéticas ou têm familiares hipertensos. Após os 55 anos, mesmo as pessoas com pressão arterial normal têm 50% de chance de desenvolver a hipertensão.

Ter pressão alta aumenta as chances de ocorrência de infarto do coração, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal, impotência sexual, além de outras complicações que alteraram significantemente a qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, quem é hipertenso e não faz o controle adequado pode ter uma redução na expectativa de vida de até 16 anos e seis meses.

Um estilo de vida saudável, com atividade física regular, controle do peso, alimentação equilibrada, medições de uso constante, segundo prescrição, e acompanhamento médico periódico são importantíssimos para que a pressão arterial esteja sempre controlada.

Para saber mais acesse: http://www.eusou12por8.com.br

Vídeo da campanha de combate e controle da Hipertensão

Fonte: http://www.eusou12por8.com.br

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Graças a Deus sou normotensa.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho de tomar meu remedinho diariamente se não explode, muito boa sua matéria, Um alerta.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Eu sou 12 por 8, ainda bem. Não tomo remédio nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Olá Seu Luis:

    Excelente seu texto, eu tenho a pressão normal, 12 por oito ou 11 por oito, mas confesso que minha vida precisa melhorar urgentemente.

    O atendimento público, geralmente são os postos de saúde que atendem, é muito ruim. É pom lembrar que
    a pressão varia també de idade, é preciso ficar clamamente sentado durante algum tempo, antes de medir a pressão. Caso a pessoa esteja um pouco nervosa também pode influenciar.

    ABS

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog