19 de agosto de 2010

Eleições 2010: TRE-SC lança o Guia do Eleitor

Durante a sessão desta quarta-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina lançou o Guia do Eleitor, uma publicação para difundir, por meio de uma linguagem simples e acessível, conceitos relacionados ao exercício da cidadania e promover a conscientização política. A edição também busca estimular o pensamento crítico dos eleitores para que participem ativamente das decisões políticas de suas comunidades.

O guia foi dividido em dois grandes tópicos, intitulados "Conhecendo o Nosso Sistema Eleitoral" e "Exercendo a Cidadania". A primeira parte apresenta as principais normas do sistema eleitoral, enquanto a segunda esclarece eventuais dúvidas do eleitor ou do futuro eleitor sobre o exercício de sua cidadania.

Durante o lançamento, o presidente em exercício, desembargador Sergio Torres Paladino enalteceu o trabalho dos servidores na elaboração de mais uma publicação da Justiça Eleitoral catarinense. "Essa obra terá repercussão certamente não apenas aqui no nosso estado mas, a exemplo de outras publicações desse Tribunal, deverá ser muito requisitada por demais interessados no país todo", disse Paladino.

Na avaliação do presidente em exercício, a distribuição do guia para alunos de 1º e 2º graus servirá de estímulo para a formação de futuros cidadãos. "Tenho a certeza de que os futuros eleitores, após o manuseio da edição, poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema eleitoral e se tornarão, no futuro, eleitores com melhor formação política".

Com tiragem de 50 mil exemplares, a publicação será utilizada para fins didáticos com alunos do Ensino Básico (últimas séries) e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares em Santa Catarina. A distribuição será proporcional ao número de alunos e eleitores em cada município.

A publicação também estará disponível nos cartórios eleitorais do estado. Cada município com cartório receberá, no mínimo, 100 exemplares e, no máximo, 2 mil.

O projeto da publicação foi concebido pela Coordenadoria de Gestão da Informação do TRESC, assim como a seleção e a revisão do seu conteúdo. Já a arte, o projeto gráfico e a diagramação foram desenvolvidos pela Assessoria de Imprensa do Tribunal.

Por: Elstor C. Werle e Rodrigo Brüning Schmitt/Assessoria de Imprensa do TRESC

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog