28 de fevereiro de 2010

Quem é a Cândida Albicans?

Ela é uma das muitas espécies de fungos e pode provocar uma infecção genital. Gosta de ficar no estômago, intestino, pele, boca (sapinho) e na mucosa da vagina. Aparece mais quando há alguma alteração na imunidade da pessoa. Aproximadamente 90% das mulheres podem ser infectadas pela Cândida, pelo menos uma vez.


O que favorece a infecção?
. Relações Sexuais: depois de adquirida, a Cândida albicans provoca a candidíase vaginal na mulher que, por sua vez, pode contaminar seu parceiro sexual. A partir daí, ele também poderá se tornar uma fonte de contágio. Portanto, ele também deve aderir a um tratamento conjunto.
. Antibióticos: eles alteram a flora bacteriana da vagina e a infecção tem mais oportunidades.
- Anticoncepcionais: o conteúdo vaginal transporta muito estrogênio. A cândida aparece.
. Gravidez: com o aumento do estrogênio, o ambiente genital torna-se mais favorável a ela.
. Menopausa: a resistência da mucosa vaginal cai com a diminuição dos hormônios.
- Corticosteróides: alteram o sistema imunológico e a cândida se aproveita disso.
. Distúrbios endócrinos: por exemplo, o diabetes que ao provocar aumento na concentração de açúcar no ambiente vaginal pode criar mais condições para a infecção.
. Agentes sensibilizantes da pele: a ação de sabonetes, desodorantes e nebulizações vaginais podem provocar lesões ou inflamações na pele. A cândida adora isso.
. Higiene Pessoal: a disseminação de microorganismos do intestino para a vagina pode ser provocada por um mau hábito de higiene. Cuidado, ela está à espreita.
. Roupas Íntimas: material sintético e calças apertadas aumentam o calor e a umidade sobre a pele. O suor que se acumula favorece o seu crescimento.candida

Como ocorre a reinfecção?
. Parceiros Sexuais: a mulher pode infectar seu parceiro mesmo não apresentando sintomas. Poucos homens apresentam os sintomas, mas são fontes de reinfecção.
. Pele dos Genitais: quando ocorrem lesões ou traumas provocados na relação sexual, a cândida pode aparecer.
. Trato Gastrointestinal: não custa lembrar novamente que a disseminação de microorganismos do intestino para a vagina pode ocorrer por uma higiene íntima inadequada.
. Artigos de Uso Pessoal: a cândida adora habitar roupas íntimas, escovas de dente, bidês e banheiras. Para expulsá-la, utilize-se de um germicida na lavagem da roupa íntima, ou passe-a com ferro a vapor.

Cuidados:
- Use de preferência calcinhas de algodão.
- Elas não devem ser lavadas durante o banho e sim, separadamente.
- Recomenda-se ainda não deixá-las secando no banheiro, pois isso facilita a manutenção dos fungos.
- Lembre-se, a higiene deve ser feita da vulva para o ânus, nunca ao contrário. Utilize produtos neutros sem corantes e sem perfumes (papel higiênico, absorventes íntimos).
- Evite toalhas e roupas íntimas de outras pessoas.
- Deixe sempre seu corpo bem seco após o banho.
- Lave suas roupas íntimas somente com sabão em pedra ou em pó.
- Roupas íntimas de nylon e calças apertadas devem ser evitadas.

Como identificar a cândida albicans?
Quando houver corrimento vaginal espesso e aderente, bem como qualquer outra mudança na secreção vaginal, você deve ficar alerta. Aquela coceirinha e uma sensação de ardência na vulva são alguns dos sintomas. Algumas mulheres têm mais sintomas e outras menos. Se a vulva ficar vermelha pode ser sinal de candidíase. Na hora de fazer amor, você sente uma dorzinha... . Ela adora estragar prazeres.


Previna-se contra ela
Existem cremes e óvulos que acabam com a festa da cândida. Pode haver necessidade de completar o tratamento local com medicamento via oral, a critério do médico. O importante é não abandonar o tratamento prescrito por ele e não deixar de incluir seu parceiro sexual num tratamento paralelo. Deve-se ainda tomar todos os cuidados que você acabou de ler, a fim de evitar reinfecção. Lembre-se: a cândida gosta de aparecer uma semana antes do ciclo menstrual.

Fonte: Clínica Cordoni/Dr. Giancarlo Cordoni

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. My bгοther suggеsted ӏ might likе this web sіte.
    Ηe ωaѕ totally rіght. This pοst aсtuallу
    mаde my day. You сan not imаgіnе
    ϳust how muсh time І had spent foг this іnfοгmаtion!

    Thanκs!
    My site ... womens health

    ResponderExcluir
  2. Hello! This post couldn't be written any better! Reading this post reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

    my blog post how to lose weight
    My webpage > rapid weight loss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog