22 de junho de 2009

Como prevenir as doenças de inverno

A queda de temperatura e o clima seco são fatores que favorecem infecções e alergias respiratórias.

Essas condições facilitam o desenvolvimento dos agentes virais e a proliferação de infecções respiratórias. Além disso, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a circulação de microrganismos e a transmissão das infecções de pessoa para pessoa.

Nestas condições ambientais,há, também, maior exposição das crianças e adultos a ácaros, poeira, mofo e demais substâncias alérgenas, o que provoca crises de asma, rinite e outras alergias respiratórias.

Estas infecções respiratórias podem ocorrer em qualquer época do ano. Porém, no inverno, as mucosas ficam ressecadas, diminuem as defesas locais do organismo e favorecem infecções como gripe, resfriado, amigdalite, faringite, sinusite e pneumonia. E nessa época aumenta, também, o número de internações em relação à outras estações do ano.alergia

Para os indivíduos que já sofrem de problemas respiratórios crônicos, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica,(DPOC), o período é adequado para procurar um médico especialista para avaliação e introdução de medidas de controle.

Especificamente para o resfriado, que é uma infecção viral, não existe medicamento com eficácia comprovada. Já para gripe e infecções bacterianas há medicamentos específicos. Mas, somente o médico é que poderá avaliar e prescrever o tratamento adequado.

Já a vacina contra a gripe é a única medida preventiva eficaz para reduzir a incidência, diminuindo também os índices de complicações, como as pneumonias. Esta vacina é fornecida gratuitamente pelo Governo Federal para todos aqueles com idade superior a 60 anos. E, também, está disponível na rede privada para todas as pessoas. Os idosos têm este benefício por serem mais vulneráveis não apenas à gripe, mas à pneumonia que se segue às infecções e é uma importante causa de internações e até de óbito entre este público.

A eficácia da vacina se deve a atualizações periódicas em sua composição, de acordo com a mutação viral, o que garante a imunidade todos os anos. O grau de proteção é variável; a cada dez vacinados, de sete a nove aproximadamente não terão gripe. De um a três podem se infectar, contudo, com sintomas mais leves que os habituais.

Prevenção da gripe

Para a prevenção da gripe, há medidas simples mas importantes para evitar a doença como as que se seguem:

  • Agasalhar-se bem e fugir da chuva são recomendações fundamentais. O choque térmico agride as vias aéreas, facilitando as infecções;
  • Alimentação equilibrada, horas regulares de sono e atividades físicas são imprescindíveis para melhora da defesa do organismo. Seguindo esses hábitos, mesmo em contato com o vírus, a pessoa pode não desenvolver a infecção.
  • Os ambientes devem ser sempre ventilados e, se possível, com temperatura agradável;
  • Nos dias mais secos, coloque uma bacia com água ou uma toalha úmida dentro do quarto antes de dormir;
  • Não deixe de ingerir líquidos. Além de hidratar, ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
  • Lave as mãos com frequência, pois elas têm um grande poder de transmissão de agentes infecciosos;
  • Se tiver mais de 60 anos ou for portador de doença pulmonar crônica, vacine-se contra a gripe, de preferência, dois meses antes do inverno, para uma melhor reação do organismo e criação de anticorpos;
  • Seções de Acupuntura também ajudam a aumentar a resistência do paciente à infeções e previnem outras doenças.

Fonte: AMBA NEWS

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Temn de ter muito cuidado nessa época, ventilar a casa é fundamental. Abraçõs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog