25 de fevereiro de 2009

Programa abre oportunidade para portadores de necessidades especiais

O programa Entra 21 é um programa de inclusão social desenvolvido pela Blumenau Pólo Informática (Blusoft) para a formação de jovens de baixa renda em Tecnologia da Informação. O objetivo é facilitar a entrada desse público em empresas da informática de Blumenau e cidades vizinhas, inicialmente por meio de estágios e depois ocupando vagas efetivas. O programa foi implantado em 2006 e já capacitou 540 jovens. É mantido com o apoio de financiadores internacionais, tais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e recursos locais, inclusive provenientes de convênio firmado entre Prefeitura de Blumenau e Blusoft.

Para este ano o programa Entra 21 está ampliando seu público-alvo e passa a contemplar também jovens com deficiência física este ano. As inscrições para participar da primeira edição de 2009 estão abertas e, segundo o coordenador do programa, Sérgio Tomio, um número expressivo de candidatos com necessidades especiais já procurou a capacitação. “Esperamos formar de 40 a 60 alunos em até 400 horas de curso”, explica.


O objetivo da iniciativa é dar condições para que o jovem com deficiência preencha as vagas do mercado de trabalho que exigem qualificação. “Queremos motivá-lo a ingressar num emprego de qualidade”, completa o coordenador do programa. Para isso, a turma de deficientes auditivos do programa, por exemplo, contará com um instrutor e um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) na sala de aula.


As inscrições para participar do Entra 21 estão abertas até 20 de março e podem ser feitas pelo preenchimento de uma ficha, distribuída nas escolas, ou através do site www.entra21.com.br. As aulas começam no dia 6 de abril e os testes para seleção dos candidatos ocorre em 21 de março. Podem se candidatar todos os jovens da região de Blumenau, portadores ou não de necessidades especiais, com idade entre 16 e 25 anos, e renda média familiar de até quatro salários mínimos. Assim como nos anos anteriores, jovens de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Pomerode, Timbó, Indaial, Ascurra e Rodeio terão auxílio financeiro para custeio do transporte.

Serviço: Curso do programa Entra 21
Inscrições: até 20 de março
Teste de seleção: 21 de março
Início das aulas: 6 de abril
Requisitos para participar: jovem, portadores ou não de deficiência física, com idade entre 16 e 25 e renda média familiar de até quatro salários mínimos.

Fonte: Acessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Blumenau

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa, Luiz. Parabéns por divulgá-la.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog