22 de fevereiro de 2009

Carnaval, Bonecos de Olinda, Rei Momo, Colombina, Pierrô e outros em sala de aula

Neste momento muitas pessoas estão se mobilizando para comemorar o carnaval. Festas temáticas, fantasias irreverentes e desfiles de blocos são partes fundamentais nesta festa que é uma das principais identificações da cultura brasileira para o mundo. Mesmo esta comemoração sendo tão representativa, muitas pessoas não conhecem sua origem.


Pensando nisso, as professoras Lúbia Barcelos e Carina Stakoski, da Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa em Chapecó-SC, criaram e desenvolveram um projeto de estudos sobre o carnaval junto aos alunos de 5ª à 9ª série. Nos últimos dias, com o apoio dos demais professores da instituição, foram discutidos diversos aspectos importantes sobre esta data na sala de aula, dando atenção especial ao surgimento do carnaval, as formações dos blocos, trio-elétricos, bailes temáticos, danças típicas de cada região do país, músicas e figuras emblemáticas como os Bonecos de Olinda, Rei Momo, Colombina, Pierrô e outros.


Para a conclusão deste projeto, foi organizada com os regentes de cada turma, uma festa comemorativa com intuito totalmente pedagógico. Os alunos produziram juntamente com estes professores, paródias com as principais marchinhas que embalavam os tradicionais Bailes de Carnaval de antigamente, e ainda organizaram um desfile de fantasias e carros alegóricos com enredos que denunciam os maus tratos a natureza por parte do ser humano. Frases como “Luxo e Lixo” e “Nós amamos a natureza” embalaram as apresentações.


Além disso, os estudantes desenvolveram uma avaliação apontando aspectos positivos e negativos desta comemoração, destacando os tópicos que os agradam como as músicas animadas, o trabalho em equipe, alegria, diversão, criatividade, danças, entre outros. Já algumas atitudes eles vêem como desanimadoras neste processo, como o uso excessivel de álcool, consumo de drogas, violência, pessoas sem limites e a falta de prevenção nas relações sexuais, o que vem causando diversos transtornos, como gravidez indesejada e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.


Segundo a professora de Língua Portuguesa, Lúbia Barcelos, o carnaval é parte significativa na cultura do povo brasileiro e as pessoas sabem pouco sobre o assunto. “Sendo o Brasil o país do carnaval, as pessoas tem que conhecer sua história e suas origens”, comenta a professora.


Para Carina Stakoski, professora de Artes, estas práticas têm parcela importante na formação dos alunos. “Experiências de falar em público, planejar e produzir uma apresentação como essa contribuem muito para o crescimento desses estudantes”, conclui a professora.


Fonte: Assessoria Imprensa – Prefeitura Municipal de Chapecó

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog