16 de setembro de 2010

Vídeos: Defendendo os Rios da Amazônia

O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVS) lançou, ontem, em Belem-PA, dois vídeos com animação em três dimensões, que apresentam de forma didática os impactos sociais, ambientais e econômicos que a hidrelétrica de Belo Monte vai produzir no Rio Xingu e em localidades ribeirinhas.

“Defendendo os Rios da Amazônia”, Parte 1 e 2, título dos vídeos que integram a campanha nacional e internacional contra a construção da hidrelétrica, mostra como a cidade de Altamira será alagada parcialmente e como a seca de parte do rio Xingu, um dos afluentes mais importantes do Rio Amazonas, vai afetar populações indígenas, ribeirinhas e pequenos agricultores.

Quando concluída, a hidrelétrica de Belo Monte será a terceira maior do mundo, alagando uma área de 668 quilômetros quadrados e provocará um enorme desmatamento na região, ainda não dimensionado, além do ressecamento do rio Xingu num trecho de cerca de 100 km, conhecido como Volta Grande.

O apodrecimento de matéria orgânica no leito da barragem, informa a assessoria de imprensa do MXVS, vai gerar a emissão de metano, um gás 25 vezes mais agressivo do que o dióxido de carbono no processo de aquecimento global.

Os vídeos, com as animações do “Google Earth”, também alertam para o plano do governo de implantar mais de 60 hidrelétricas na região amazônica nos próximos 20 anos. Eles assinalam que existem melhores alternativas para atender as necessidades de energia para o país.

Para a atriz paraense Dina Paes, narradora do vídeos, a luta pela preservação do Rio Xingu é a luta pela vida da Amazônia e seus povos. “Este rio jamais poderia ser ameaçado pela construção de Belo Monte. Estamos degradando o que nos resta da grande reserva ambiental do planeta”, disse.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. É verdade, mais as pessoas não enxergam isso e a cada dia q passa nós q somos contra sentimos q a destruição esta mais perto da nossa cidade. O povo daqui não tem um grande conhecimento sobre esta hidrelétrica, não conhecem todos os resultados q ela dará, acha q é tudo um conto de fada! que vai gerar muitos empregos, vai desenvolver a cidade e etc. Essa ilusão q os interessados no "BELO MONSTRO" coloca na cabeça do povo. Mais enquanto tiver um contra "o/" nós estaremos lutando contra essa maquina de destruição q é a hidrelétrica de Belo Monte!!

    By:CFM

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog