13 de setembro de 2010

Aracuã é eleita ave símbolo de Blumenau

A ave escolhida para ser símbolo de Blumenau foi a aracuã com 14.490 votos, ou seja, 29,92% do total. Este pássaro é bastante popular na cidade e visita com frequência as árvores dos lares de muitos blumenauenses. A votação foi realizada através da utilização de urnas físicas, distribuídas em mais de 100 locais e, também, por meio da internet.

O projeto teve o total de 51.774 votos, que equivalem aproximadamente a 18% da população da cidade. As aves que concorreram o título com a aracuã foram o bem-te-vi, o gavião-pombo-grande e o pica-pau-benedito, que obtiveram, respectivamente, 14.266 (27,55%), 10.184 (19,67%) e 10.950 (21,15%) votoaracuas.


O objetivo principal deste projeto não foi somente tornar a ave um símbolo ambiental para o município, mas também transformá-la em uma ferramenta de acesso para o trabalho de educação ambiental com os alunos e a comunidade em geral.

Presente em todo Brasil, tendo uma maior concentração no estado de Santa Catarina, o aracuã é uma ave galliforme da família dos Cracídae. Pesa cerca de 90g e mede 68 cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado.


A eleição da ave símbolo de Blumenau foi um projeto realizado pelo Grupo Uniasselvi/Fameblu e do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu (Coave), com o apoio da Prefeitura Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMB

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog