19 de setembro de 2010

Tom, Vinícius, João Gilberto e o nascimento da bossa nova

Em 1956, no bar Vilarino, que ficava atrás de uma mercearia, na avenida Graça aranha no Rio de Janeiro, um rapaz chamado Antônio Carlos Jobim, o Tom, foi apresentado ao diplomata e poeta Vinícius de Moraes. Depois de alguns chopes e empadinhas, ficou resolvido que Tom musicaria a peça de Vinícius, Orfeu da Conceição, que tinha sido premiada no concurso de teatro do IV Centenário de São Paulo, e que estava sendo adaptada para o cinema pelo francês Marcel Camus.

E assim, no dia 25 de setembro de 1956, a peça estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Vinícius ficou tão empolgado com as composições daquele pianista quase desconhecido, que aceitoTomViniciusu escrever letras para suas músicas, como Lamento do Morro, Se Todos Fossem Iguais a Você, etc, que foram gravadas pela Odeon, ainda em 1956, com o cantor Roberto Paiva, o violonista Luís Bonfá e orquestra.

No Vilarino reuniam-se, quase todas as tardes, jovens músicos e intelectuais, entre os quais Irineu Garcia, dono da etiqueta Festa, Luís Jatobá, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e, as vezes, Eliseth Cardoso. E foi aí, entre bons papos e acaloradas discussões sobre jazz, que nasceu, em abril de 1958, O LP Canção do Amor Demais, gravado por Eliseth, com composições de Tom e Vinícius, e com a participação do violonista João Gilberto, que, em duas faixas, Chega de Saudade e Outra vez, lançou o estilo que viria caracterizar a bossa nova.

Com a harmonia repleta de acordes alterados, saltos melódicos inesperados com frequentes modulações, a economia de instrumentos e da duração de cada música, a letra lírica e coloquial, e, acima de tudo, o leve ritmo quaternário com deslocamentos independentes da melodia. Na verdade o talentoso João Gilberto, baiano de Juazeiro, não era nenhum marinheiro de primeira viagem. Em 1953, a cantora Marisa havia gravado pela RCA Victor uma composição sua, Você Esteve Com Meu Bem? E costumava apresentar-se na boate Plaza, ponto de encontro dos músicos cariocas preocupados com aprimoramentos técnicos, refinamento da harmonização, enfim, com uma nova estética musical.

Fonte de pesquisa: Nosso Século, Abril Cultural, 1980.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog