21 de setembro de 2010

Pingar vodka nos olhos, a nova moda entre adolescentes

A brincadeira de pingar vodka no olho, surgida nos Estados Unidos e na Inglaterra, já chegou ao Brasil, virou moda entre meninos e meninas e preocupa os especialistas na área da saúde. Nas baladas, os jovens arriscam a própria saúde ocular com a falsa idéia de que a bebida nos olhos vai, supostamente, acelerar a embriaguez.


A oftalmologista Roberli Bicharra, diretora-geral do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, afirma que a ação é perigosa, e o risco de ficar cego é alto. "Eles estão correndo o risco deter uma lesão ocular grave. A vodca tem uma porcentagem muito grande álcool e o álcool é tóxico para a membrana da superfície ocular”.


A especialista explica que a substância pode causar a deterioração e descamação da córnea, facilitando infecções. “Com a cicatrização, ocorre a formação de uma membrana branca que vai impedir que a visão ocorra.Então, pode acarretar perda parcial ou total da visão."vodkanoolho


Já existem relatos de pessoas no Brasil que tiveram sérios danos na visão por pingar vodka nos olhos. A Drª. Roberli Bicharra orienta, caso esse tipo de situação ocorra, que a pessoa lave imediatamente o local com água filtrada em abundância e jamais esfregue o olho, pois pode desencadear o aumento da descamação na área da córnea.


Já a psicóloga Suely Guimarães afirma que comportamentos de risco, como o de pingar vodka no olho, são relativamente comuns na adolescência. Ela destaca que os pais devem ficar em alerta para orientar corretamente seus filhos. "É muito importante que os pais estejam atentos a tudo que acontece no dia a dia dos filhos. Eles precisam ter condições de oferecer suporte e orientação para ajudar o jovem a atravessar o momento da adolescência", orienta a psicóloga.
Confira a íntegra da entrevista com a Drª Roberli Bicharra realizada pela Web Rádio Saúde

Fonte: Portal da Saúde

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Bem, não tem mais o que inventar ... acho que no c# também ja tão colocando.

    ResponderExcluir
  2. Isso é coisa de adolescente retardado que não tem o que fazer. Os caras são muito idiotas ao fazer isso. É bom ficarem cegos para aprender. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei indignada!

    Que foi o primeiro a inventar essa besteira?!

    Esse povo é tudo sem noção ne?!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog