25 de setembro de 2010

Arcebispo é acusado de humilhar os pobres

Leigos, religiosos, diáconos e presbíteros pediram a substituição do arcebispo da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, por causa do seu relacionamento “sistematicamente desrespeitoso e preconceituoso em relação aos pobres”. Uma carta aberta assinada por integrantes da própria Igreja Católica, a exemplo de Leigos, Leigas, Religiosas, Religiosos, Diáconos e Presbíteros da Arquidiocese da Paraíba foi encaminhada aos responsáveis de diferentes instâncias eclesiais como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), CNBB Nordeste II e a Arquidiocese da Paraíba, sob forma de denúncia contra o arcebispo.

Nesta carta os insatisfeitos reportaram-se ao “mais recente ato de desrespeito e de preconceito aos pobres e suas legítimas demandas”. Pagotto questionou, em coluna fixa no Correio da Paraíba, o plebiscito pelo limite do tamanho da propriedade da terra no Brasil, realizado no início do mês.domaldo

Além de questionar, o arcebispo teceu “insinuações injuriosas – inclusive de roubo – contra os pobres e contra os movimentos populares”. Os signatários da carta lembram que o plebiscito teve o apoio da CNBB e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Os signatários mencionaram que dom Aldo apresenta atitudes de “desdém ou de humilhação” a tudo o que diga respeito às Comunidades Eclesiais de Base ou à Comissão Pastoral da Terra, às pessoas comprometidas com a causa dos pobres, que constantemente são agredidos por palavras e atos, “tratando aos pobres com arrogância e desprezo, enquanto trata com privilégio os ricos e poderosos e seus respectivos interesses”.

A permanecer no cargo em João Pessoa, a situação só tende a se agravar, “caso continue prevalecendo o silêncio ou a omissão diante da lista considerável de atitudes de desdém aos pobres e humildes”, alertam os signatários.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Infelismente na Igreja Católica ainda tem este tipo de pessoas como o Arcebispo, arrogantes preconceituosos que vão contra tudo o que cristo ensinou, estão na igreja só para fazer o mal, mas felismente a maioria dos padres e bispos são humildes e praticam a doutrina cristã com caridade e comprenção com os problemas do povo, temos aí exemplos como D. Helder. D. Evaristo, D. Pedro Cassaldaliga, Leonardo Boff e tantos outros que honram o pensamento cristão.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog