7 de novembro de 2009

Galileu não acertou

Muita gente pensa que Galileu escreveu um livro defendendo o sistema heliocêntrico de Copérnico, porém as ignorantes cúrias não aceitaram. Bem, isso nunca aconteceu. Em primeiro lugar, Galileu não desafiava padres mas cientistas como ele e que acreditavam em tudo que Aristóteles afirmava. Discípulo de Platão, Aristóteles realizou milhares de estudos ao longo de sua vida e estabeleceu uma Ciência e uma Filosofia que durou cerca de dois mil anos.


Galileu não criou o sistema heliocêntrico, é muito mais antigo e presente em várias culturas, mas foi astrônomo e matemático Nicolau Copérnico quem formulou a Teoria. E publicou em seu livro “De Revolutionibus Orbium Coelestium”, Da Revolução De Esferas Celestes, em 1543. O livro marcou o inicio do fim do Sistema Geocêntrico, que tinha a Terra em seu centro. O que pouca gente percebe é que o livro teve o “imprimatur” da Igreja e Copérnico nunca teve que enfrentar a Inquisição. E o que menos gente ainda sabe é que Copérnico era Padre da Igreja Católica.galileu


Galileu também não inventou o telescópio mas criou um de boa qualidade que lhe permitiu observar o céu e escrever tudo que viu no livro “Sidereus Nuncios” (Arauto das Estrelas), em 1610. Esse livro gerou polêmica pois quebrou muitos conceitos. Novamente, a Igreja aprovou o livro, quem recusou foram os cientistas da época. Muita gente acredita que foi aqui que Galileu “provou” que a Terra girava em torno do Sol. Que nada! Foi somente em 1632 quando ele publicou o “Dialogo Sopra I Due Massimi Sistemi Del Mondo” (Diálogo Sobre Os Dois Principais Sistemas Do Mundo), que defendeu o sistema heliocêntrico com algumas “provas” que ele elaborou.


Esse livro surgiu de uma sugestão do Papa, que era seu amigo, para escrever um livro imparcial entre os dois sistemas, o heliocêntrico e o geocêntrico, e assim lhe daria o “imprimatur’. O que pouca gente sabe é que Galileu escreveu um diálogo entre três personagens: Salviati, que defende o heliocentrismo; Simplício, que defende o geocentrismo e é simplório (bem imparcial né?); e Sagredo, personagem neutro, mas que no fim concorda com Salviati.


Todos podem pensar que Galileu provou que a Terra girava em torno do sol, mas não foi bem assim não. De cara, suas provas eram furadas, como, por exemplo, a teoria das marés que ele formulou baseado na rotação da Terra em torno do sol. Teoria errada, claro, todos nós sabemos que as marés ocorrem devido a ação gravitacional da nossa Lua. Dessa forma, ao contrário do que pensam muitos,  os simplórios mesmo foram Salviati e Sagredo (e Galileu) por se fiarem em um argumento errado.


Esta obra foi a causa do processo da Inquisição contra Galileu. Para variar, Galileu enganou um bispo leigo em ciência para obter um “imprimatur” provisório. E seus inimigos convenceram o Papa que o Simplício/Simplório era uma alusão ao próprio Papa, tirando de Galileu o principal aliado e o levando a uma condenação. Não foi a fogueira, claro, já que Galileu morreu de velhice.


Artigo enviado por: Mario Eugenio Saturno de Bariloche - Argentina, Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Professor do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva e congregado mariano. (Email: mariosaturno@uol.com.br)

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Seu Luiz,

    As obras de Galileu foram queimadas na fogueira durante a Inquisição.

    Galileu Galilei, pela sua defesa do sistema astronômico de Copérnico (heliocêntrico) foi para Roma onde foi processado pelo Santo Ofício, que condenou aquele sistema (1616).

    Galileu, tendo defendido com persistência o supradito sistema, foi processado e condenado novamente em 1633. Passou seus últimos anos de vida na vila de Arcetri, perto de Florença, onde faleceu em 1642.

    O seu sistema astronômico pode ser assim resumido: o mundo é esférico, finito; todos os corpos celestes são esféricos; o movimento dos corpos celestes é circular e uniforme; o Sol está imóvel no centro do sistema e giram-lhe em volta os planetas e também a Terra que tem duplo movimento: diurno em volta do próprio eixo, anual em volta do Sol .

    Beijos no coração.

    Rosana Madjarof.

    ResponderExcluir
  2. muito bem. eu sabia disto, mas poucos sabem fora do meio astro-científico.
    parabéns pelo post.

    abraços Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, muito interessante! Eu não sabia dessa. D:

    Excelente post e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre admirei Galileu, admiro mais ainda a Copérnico. Sempre achei que eles deram uma grande contribuição à ciência, seus erros se tronam irrelevantes diante de tanta sabedoria. Por outro lado, Issac Newton sempre foi mina vítima preferida, nas aulas de física e discussões com a professora.

    ResponderExcluir
  5. Howdy! Quick question that's totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone 4. I'm trying to find a template or plugin
    that might be able to correct this problem.
    If you have any recommendations, please share.
    Many thanks!
    Feel free to surf my web site ; tiger shoes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog