17 de agosto de 2010

9º Festival Lixo e Cidadania

De 16 a 21 de agosto, Belo Horizonte irá receber mais de 1,5 mil catadores de materiais recicláveis de todas as regiões do país, além de delegações internacionais, para a realização do 9º Festival Lixo e Cidadania. O evento, que já é uma tradição na cidade, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o papel do catador enquanto agente social, ambiental e econômico.


Este ano, o evento promoverá espaços de intercâmbio e debate em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental. A programação traz estéticas, técnicas, conteúdos e intervenções diversas, e é composta por seminários, debates, oficinas, apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua, feira de produtos reciclados e ainda shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical.9festival_lixo


A 9ª edição do Festival inova ao oferecer aos participantes um formato mais dinâmico para o debate de temas importantes como sustentabilidade, Economia Solidária e as políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos. Além de ouvir especialistas da área pública, privada e da Academia, catadores e representantes da sociedade civil poderão participar oferecendo ao público a sua visão sobre os assuntos. “Queremos dar voz àqueles que efetivamente são protagonistas da cadeia da reciclagem no país e que costumam não ser ouvidos pela sociedade”, afirma o Coordenador-Geral do Festival Lixo e Cidadania, José Aparecido Gonçalves.


A programação é dividida em duas partes: temática e cultural. Entre os dias 16 e 18 de agosto, segunda a quarta-feira, catadores, ambientalistas, acadêmicos e demais interessados vão debater assuntos importantes para o desenvolvimento sustentável. Este ano, os debates serão sobre os temas da logística reversa, pagamento pelos serviços ambientais urbanos e a incorporação formal dos empreendimentos dos catadores na prestação de serviços da coleta seletiva.

De quinta a domingo, a programação é cultural, com exposições de artistas plásticos brasileiros e franceses e shows com Pedro Luis e a Parede, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bossa Cuca Nova, Casuarina, Banda Del Rey e Instituto Especial Soul Music com Thalma de Freitas e Kamau. Para a programação noturna, os ingressos custam R$ 20 inteira e R$ 10 com meia-entrada para estudantes.

As atividades públicas acontecerão na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte (MG) e o atendimento educativo no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.festivallixoecidadania.com.br.

O 9º Festival Lixo e Cidadania é uma realização do Instituto Nenuca de desenvolvimento sustentável (INSEA), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Rede de Educação Cidadã e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com apoio da Petrobras, CBMM, Sebrae-MG, Fundação Banco do Brasil, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, CRB, Santa Maria, Banco do Nordeste, Mendes Junior, Produflex Minas Industria de Borracha, UEMG, CREA-MG, CEMPRE e participação dos Ministérios da Cultura, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: www.festivallixoecidadania.com.br.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog