14 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes: Sinais e Sintomas

Para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção que a Sociedade Brasileira de Diabetes tem promovido todo ano o Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste sábado (14/11). Mais de 140 prédios ou monumentos do país serão iluminados de azul , incluindo o Cristo Redentor, no Rio.

Você perdeu peso rapidamente? Anda com muita sede? Está urinando muito? Sente que falta energia? Isso pode ser um sinal do aparecimento do diabetes.

O desencadeamento de diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático e pode incluir sintomas como:

  • Sede excessiva
  • Rápida perda de peso
  • Fome exagerada  diadiabetes
  • Cansaço inexplicável
  • Muita vontade de urinar
  • Má cicatrização
  • Visão embaçada
  • Falta de interesse e de concentração
  • Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Os mesmos sintomas acima podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, estes sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes.

No caso do diabetes tipo 1, estes sintomas surgem de forma abrupta e às vezes podem demorar a ser identificados. Já no diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro dado é que, no geral, o diabetes tipo 1 é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade. Para saber mais: Sociedade Brasileira de Diabetes e Dia Mundial do Diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Diabetes tipo 1 e tipo 2 .... as consequencias para o organismo são as mesmas?

    ResponderExcluir
  2. O diabetes tipo 1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina (ou produz apenas uma quantidade muito pequena.) Quando isso acontece, é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável. As pessoas precisam de injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar. Pois, sem insulina, a glicose não consegue chegar até às células, que precisam dela para queimar e transformá-la em energia. As altas taxas de glicose acumulada no sangue, com o passar do tempo, podem afetar os olhos, rins, nervos ou coração. Os principais sintomas são: Vontade de urinar diversas vezes; Fome freqüente; Sede constante; Perda de peso; Fraqueza; Fadiga; Nervosismo; Mudanças de humor; Náusea e Vômito

    O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência Insulínica". Principais sintomas: Infecções freqüentes; Alteração visual (visão embaçada); Dificuldade na cicatrização de feridas; Formigamento nos pés e Furunculose.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Diabetes é um perigo, uma doença que você nunca imagina ter e derrepente...Meu avô tem diabetes e vejo o sacrifício que ele faz para manter ela estável. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, o tio de uma amiga minha está com as extremidades arroxeadas... tem pessoas que tentam controlar mas nem sempre dá...
    Todo mundo deve ficar cientes dos sintomas, nunca se sabe se herdamos de algum parente ou por outra deficiencia particular de si.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Parece que tem notícia boa vindo por aí pra nós, diabéticos:

    http://migre.me/kYIf

    Vou acompanhar nesse blog pra ver quando vai ser aprovada de fato!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog