10 de novembro de 2009

Justiça manda site retirar do ar notícia verdadeira

Mais uma da justiça brasileira contra sites. Uma decisão da 2ª Turma Recursal de Belo Horizonte, condenou a revista Consultor Jurídico a retirar do ar, no prazo de 15 dias, a notícia sobre a condenação por negligência do cirurgião plástico Alexandre Orlandi França, pelo Tribunal de Alçada de Minas Gerais, em 2002. Em caso de descumprimento, a multa diária pode chegar a R$ 6 mil.

O médico foi condenado a indenizar uma paciente em R$ 25 mil por danos morais e patrimoniais. A paciente sofreu deformações estéticas depois de ter sido operada pelo médico. A ConJur reproduziu a notícia e, como outros 80 mil textos que publicou ao longo de 12 anos, a mantém no ar. A notícia ainda pode ser lida em pelo menos outros dois sites na internet.justa1

No pedido, o médico não questiona a veracidade da notícia, o que foi confirmado tanto pelo Juizado Especial que examinou o caso quanto pela Turma Recursal. O cirurgião plástico alega apenas que o texto foi publicado de maneira resumida, o que não permitiria “ao leitor entender o alcance da condenação, visto que ela não decorreu de ‘erro médico’ e sim do entendimento firmado pelo Judiciário de que a paciente não teria sido informada dos riscos que correria ao se submeter à cirurgia”

O médico também sustenta que a ConJur já cumpriu a sua legítima função de informar a sociedade, não podendo “representar exposição eterna da intimidade e imagem de um indivíduo”.

Já a defesa da revista, representada pelos advogados Alexandre Fidalgo, Rafael Kozma e Daniel Diniz Manucci, do escritório Lourival J. Santos, sustenta que se a notícia é lícita, não é o tempo de permanência da notícia à disposição da sociedade que a torna ilegal, passível de condenação. Ou seja, um texto jornalístico lícito não pode se tornar ilícito pelo tempo em que fica acessível aos leitores. E acrescentam que as notícias do site, como a que se questiona, “foram e continuam sendo lícitas, de modo que constitui ilegalidade, verdadeira censura, a decisão que determina a retirada do site da Recorrente a matéria jornalística em questão, o que, dentro de um Estado Democrático de Direito, é inadmissível”, finalizam. A Conjur vai recorrer da decisão.

Leia a matéria completa ConJur é condenada por manter notícia no site

Fonte: Conjur

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. A pouco dias saiu um acórdão do Supremo Tribunal Federal que qualquer meio de comunicação pode recorrer ao Supremo em caso de censura ou decisão judicial, acredito que agora esses fatos podem ser resolvidos pelo Supremo.

    ResponderExcluir
  2. Essa decisão é ruim, pois agora vai ter muita reclamando de notícias sobre eles que não os agradam. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Notícia incompleta: faltou informar quanto foi pago por esta decisão !!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog