15 de novembro de 2009

Depois do tornado, a recuperação

Há dois meses, um tornado destruiu uma vasta região do extremo oeste de Santa Catarina, devastando centenas de propriedades e empreendimentos rurais. Agora, o Sebrae lança uma ação intensiva e coordenada para auxiliar famílias de produtores e microempresários a retomarem a normalidade de suas atividades econômicas: às 15 horas desta segunda-feira, dia 16, será lançado no município de Guaraciaba, o projeto RECUPERAÇÃO EMPREENDEDORA para atender no mínimo 80% das micro e pequenas empresas da indústria, 70% das micro e pequenas empresas de comércio e serviços e 60% das propriedades rurais atingidas.

O ato será realizado no centro comunitário localizado ao lado da Prefeitura de Guaraciaba, reunindo prefeitos, produtores rurais e empresários da região. O presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC, José Zeferino Pedrozo; o superintendente Carlos Guilherme Zigelli, o diretor técnico Anacleto Ângelo Ortigara e o coordenador regional Udo Trennepohl farão a apresentação do projeto.

O Sebrae investirá 1 milhão 130 mil reais – 800 mil reais do Sebrae Nacional e 330 mil reais do Sebrae de Santa Catarina – em consultoria e assistência que serão prestados de 16 de novembro de 2009 até 20 de dezembro de 2010.tornado

Serão atendidos cerca de 5.000 empreendedores informais, empresários de micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, além de pequenos produtores rurais do extremo oeste catarinense. Terão preferência os 12 municípios mais afetados pelas intempéries - Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Princesa, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.

O objetivo do projeto é apoiar e desenvolver ações para identificar, sensibilizar e principalmente prestar atendimento gerencial e técnico “negócio a negócio”, para a definição de projetos de recuperação dos empreendimentos.

“Vamos ajudar produtores e empresários atingidos pelo tornado e pelas chuvas a recuperarem a capacidade técnico-econômica, social e ambiental, a geração de renda e as oportunidades de trabalho, readquirindo ou elevando a qualidade de vida que desfrutavam antes das trágicas ocorrências”, antecipa o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Ortigara.

As etapas e respectivas ações compreendem a articulação e contratualização com parceiros locais (preferencialmente parcerias financeiras, para a ampliação das metas estabelecidas no projeto), o lançamento do projeto, a divulgação e sensibilização e o atendimento individual e especializado.

O Sebrae disponibilizará inicialmente 16.000 horas de atendimento em gestão e técnica “negócio a negócio” para apoiar e desenvolver ações na recuperação dos empreendimentos atingidos pelo tornado e pelas chuvas. Serão prestadas duas modalidades de atendimento:  serviços especializados na forma de um atendimento “negócio a negócio” com duas horas de duração para 4.000 empresas e, ainda, uma consultoria adicional para as empresas que apresentarem demandas mais especializadas com até 12 horas de atendimento individualizado.

Dentre os potenciais parceiros do projeto estão Badesc, Banco do Brasil S.A., BRDE, Caixa Econômica Federal e Secretarias de Estado do Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e de São Miguel do Oeste.

Fonte: Marcos A. Bedin
MB Comunicação Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog