17 de setembro de 2009

Embrapa apresenta softwares gratuitos

Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas

Os visitantes da Feira de Software para o Agronegócio terão a oportunidade de conhecer nesta quinta-feira (17), três sistemas gratuitos para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e para análise de folhas, desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os softwares serão apresentados durante a feira organizada na Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas (SP), na qual cerca de 30 empresas vão expor seus produtos. O evento será realizado durante todo o dia e é destinado a produtores rurais, empresários, pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de tecnologia da informação, interessados em gerar negócios e fortalecer parcerias entre instituições públicas de pesquisa, empresas privadas e universidades.


O pesquisador Lúcio André de Castro Jorge explica que o sistema Anatro Livre é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. “O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no troco”. De acordo com o pesquisador, a análise de inventário qualitativo (Dendrocronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.

O Siscob, também desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes é para avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classifica as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas.


Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital será apresentado o AFSoft. De acordo com Castro Jorge, esta análise auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas.


Os softwares estão prontos para download na página do Laboratório de Imagem e Modelamento no endereçohttp://www.cnpdia.embrapa.br/labimagem. Os interessados ainda podem baixar os manuais e artigos complementares. Para cada sistema é solicitado o preenchimento de um cadastro com informações sobre o profissional que deseja a ferramenta. A página do laboratório foi desenvolvida de forma a permitir acesso rápido, sendo bem ilustrada com gráficos e imagens para facilitar a compreensão e aplicação do sistema.

Fonte: Joana Silva/Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP)

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Cara, isto é uma boa, nos dias de hoje nada mais funciona se não for com um computador, é muito bom que se distribuia softs livres e gratuitos para que os pequenos produtores entre de vez na era da informatização.

    ResponderExcluir
  2. Luiz!

    Essa empresa tem contribuido muito com o progesso de nosso Brasil, principalmente no que sew refere as pesquisas relacionados com produtos e serviços da agropecuaria. Quantas descobertas e melhoras foram de produtos foram realizadas pela Embrapa? Certamente, foram muitos. Este e mais um dos valiosos serviços pretados ao povo brasileiro por essa cnceituada empresa.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  3. É uma excelente iniciativa, ira judar muito aos pequenos produtores, esperemos que isto não seja mais uma maneira de estarem enganando os pequenos.
    A paz

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog