1 de abril de 2009

Projeto ensina comunidade a aproveitar sobras de alimentos

Acadêmicos de gastronomia da Univille, Universidade de Joinville,  vão ensinar a população a aproveitar sobras de alimentos no preparo de novos pratos, em oficinas gratuitas às sextas-feiras, durante o ano todo. O projeto de extensão universitária Sabor de Sobra usa como matéria-prima insumos excedentes das aulas do curso realizadas durante a semana nos laboratórios pedagógicos do Centro de Gastronomia da Univille.  Antes, as sobras eram descartadas.


“Agora aproveitamos de forma integral na elaboração de preparos gastronômicos. Ao mesmo tempo em que promove o combate ao desperdício de alimentos, o projeto nos dá oportunidade de aplicar nosso conhecimento técnico em receitas práticas e inovadoras”, comemora o acadêmico Giulio Cesare da Silva Tartaro. A iniciativa, de um grupo de alunos do curso, é coordenada pelas professoras Yoná Dalonso e Mariana Duprat.


Com sobras de risoto de cogumelos, batata cozida, tomate em pedaços, pão de salame, cuca, ratatouille e casca de abacaxi, os acadêmicos elaboraram quatro receitas para as oficinas: bolinho de arroz italiano com funghi, nhoque de batata e salame ao pomodoro e basílico quiche mediterrânea e tartelette de abacaxi.
As oficinas ecogastronômicas acontecem todas as sextas feiras, no Centro de Gastronomia da Univille, das 14h30 às 17h30 e vão até novembro. Qualquer pessoa da comunidade pode participar gratuitamente, mas é preciso fazer as inscrições com antecedência porque há um limite de 25 pessoas por aula. As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de gastronomia pelo telefone 3461 9210, à tarde ou à noite.


O cronograma do projeto prevê oficinas também no campus de São Bento do Sul e na unidade de São Francisco do Sul. Para assegurar e ampliar o alcance desta proposta estão sendo viabilizadas parcerias com outras instituições interessadas e associadas à área da alimentação. As inscrições podem ser feitas através do telefone da coordenação do curso de gastronomia 3461 9210.

Fonte Univille

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. O caminho é esse mesmo. O setor privado precisa assumir a responsabilidade que tem em relação ao seu entorno. Espero apenas que seja um projeto sério e de longo prazo. Não podemos cair também na lábia do marketing para a sustentabilidade.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima notícia, afinal hoje tem muita gente passando fome e muita gente desperdiçando. Temos que educar a população para evitar o desperdício de alimentos. ABraços.

    ResponderExcluir
  3. interessante gostei muito, sou a favor a todo tipo de aproveitamento.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog