17 de fevereiro de 2009

Saiba como evitar problemas com seus joelhos

Dores nos joelhos, barulhos ou estalos nas articulações, instabilidade (joelho parece frouxo), limitação dos movimentos articulares e dificuldade para se locomover após longo período sentado podem ser sintomas de alguma patologia no joelho. As doenças não escolhem idade para aparecer e os problemas podem ser percebidos em desde a infância até a terceira idade, de acordo com as características de cada fase da vida.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, na infância os problemas clinicamente mais freqüentes são as osteocondrites, que originam-se na excessiva tração por músculos encurtados (na infância os ossos crescem mais rápido que os músculos), comuns nos joelhos e calcâneos que também podem ocorrer dentro da articulação do joelho quando, por deficiência circulatória, ocorre soltura de fragmento ósseo com cartilagem. Além disso também podem ocorrer os mal alinhamentos patelares resultante de anormalidade no desenvolvimento, patela alta, patela baixa, desvios angulares, desvios rotacionais (rótulas estrábicas convergente ou divergente) e os encurtamentos musculares pela defasagem do crescimento dos músculos em relação aos ossos, que provocam dor do crescimento. Menos freqüentes são os meniscos discóides e as lesões meniscais.

Em adolescentes e adultos são comuns as lesões meniscais e ligamentares e os mal alinhamentos não corrigidos quando criança que podem levar à artrose (desgastes).

Na chamada “terceira idade”, os problemas ortopédicos mais recorrentes são as artroses, osteoporoses e o encurtamento dos músculos posteriores das coxas e pernas que provocam dor por falta de exercícios de fortalecimento e alongamento.

Os mal alinhamentos ocorrem devido à hábitos incorretos de sentar, componentes genéticos e desenvolvimento inadequado do sistema ósteo-muscular. Os meniscos discóides são em forma de disco ao invés de meia lua e podem romper mais facilmente causando lesões que devem ser corrigidas.

As lesões meniscais e ligamentares são causadas por traumatismo de rotação (entorse) associado ou não com alavanca, que se não resolvidos, podem ocasionar artroses, agravadas com a obesidade e excesso de carga nas articulações.

Reichmann explica que as atividades profissionais causam os maiores problemas nos joelhos são aquelas nas quais fica-se muito tempo sentado, ajoelhado e as ocupações que exijam se agachar e levantar muitas vezes por dia, carregando peso.

“O trabalhador que fica muito tempo em pé, como caixa de banco, balconista, vigia etc., pode prevenir problemas com joelho usando meias elásticas para evitar varizes, fazer movimentos com as pernas ficando na ponta dos pés e após nos calcanhares várias vezes a cada hora trabalhada, manter programa de exercícios de alongamentos de músculos anterior e posterior da coxa e das pernas” orienta.

Nos esportes, as atividades que maiores problemas causam ao joelho são o futebol de campo, futsal, futebol de areia, basquete, voleibol e outros.

Por: Marcos A. Bedin
MB Comunicação
Assessoria de Imprensa
(49) 3323-4244, (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Meus joelhos ainda carregam o estrago por tantos anos de futebol tendo adversários nada amigáveis! hehehehe

    Abração

    ResponderExcluir
  2. É, Luiz, os meus joelhos, coitados, estão debilitados de tanto apanhar quando eu jogava futebol. Muitas vezes sinto dores (não muito), terei que procurar um ortopedista.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  3. O futebol é a causa da maioria dos problemas de joelho, na juventude. Aquelas "peladas" que descambam para a violência e vaidade.

    Aquele "timinho" que gosta de contar vantagem e, na hora do jogo, precisa apelar.

    Futebol só é inteligente em torneios muito bem organizados, fora isso, só brincar, mas tem que ser brincadeira mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muitas dores nos joelhos quando estou sentada com as pernas em 90 graus. Fiz uma consulta com um ortopedista e ele diagnosticou que meus joelhos tem rótulas estrábicas. Recomendou exercícios específicos como alongamento dos músculos posteriores e fortalecimento das coxas.

    Alguém teria algum acréscimo ao que posso fazer para aliviar as dores? Alguém passa por isso poderia dividir comigo suas conquistas com estes exercícios?

    ResponderExcluir
  5. O que ele disse é verdade, não tem idade mesmo para aparecerem as doenças.

    Tenho 14 anos sofro de tendinite patelar, que desenvolvi com a pratica ecessiva de basquete.

    Faço tratamento, mas por enquanto não tive resultados...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há uma semana
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog