Pesquisa desenvolvida por Juares Aumond, professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) reforça as conclusões dos pesquisadores do setor de geoprocessamento da Epagri/Ciram: as alterações promovidas pelo homem na natureza foram um dos fatores determinantes dos deslizamentos ocorridos na região do Vale do Itajaí por ocasião das fortes chuvas verificadas em novembro último.
O trabalho do professor da FURB foi apresentado em 18 de fevereiro, no primeiro dia do Seminário Regional: Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Assoreamentos. O evento, de dois dias, foi realizado em Itajaí pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Universidade Federal do Paraná.
Durante a sua palestra, proferida para uma platéia lotada, o professor Aumonde citou, mais de uma vez, a pesquisa desenvolvida pelos profissionais da Epagri/Ciram para reforçar suas conclusões. Destacou que os dois estudos apontaram um índice médio de 85% das áreas atingidas por deslizamentos alteradas pela ação humana. Enquanto a pesquisa da Epagri/Ciram limitou-se à região do Morro do Baú, a da FURB alcançou outras áreas do Vale do Itajaí.
O relatório elaborado pela Epagri/Ciram é resultado de levantamento fotográfico realizado pelos pesquisadores Luiz Fernando Vianna e Juliana Mio em 05 de dezembro, para apurar o impacto da enxurrada nas rodovias do Morro do Baú. O documento foi publicado no dia 27 de janeiro último no site da Epagri/Ciram. E você concorda ?
Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram
Seu luiz, eu pensava por esta linha, sobre o episódio infelismente triste.
ResponderExcluirSe lembra nos anos 90 que no rio de janeiro todo ano tinha deslizamentos em alguns morros?
Existem poucas cidades planejadas no Brasil o que facilita para o manejo do terreno de forma errada, podendo com o tempo trazer situações como esta de santa catarina.
Vamos torcer para que o povo de Santa Catarina se erga novamente, aprenda e nos ensine com esta tragédia.
Obrigado pela reflexão Seu Luiz!
Com certeza a ocupação desordenada é a principal causa. O problema é que passa algum tempo sem nada acontecer e todos esquecem e voltam a ocupar as encostas.
ResponderExcluirGrato pela visita e pelo comentário.
Abraços
Luiz, o homem é sempre o grande culpado de tudo porque ele acha que pode simplesmente domar a natureza. Enquanto essa arrogância e prepotência continuar e quanto mais vezes o homem desafiar a natureza, mas fatalidades poderemos ver.
ResponderExcluir