29 de dezembro de 2008

Balneário Camboriú implantou ecoponto para coleta de pneus usados

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú, através do Programa Municipal de Controle da Dengue, preocupada com a destinação adequada dos pneus que não tem mais uso, iniciou na quinta-feira, 18/12/2008, as atividades do ECOPONTO, na rua Acre, 139, no bairro dos Estados.

O serviço, desenvolvido em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, objetiva evitar que esses pneus se transformem em possíveis focos do mosquito da dengue. O ECOPONTO, é uma central de recepção e armazenamento temporário desses pneus, que serão encaminhados por borracheiros e congêneres, sendo corretamente acondicionados para posterior envio a empresas capacitadas para reciclagem.

Nesse sistema, que funcionará através de convênio de cooperação mútua, cabe a Prefeitura ofertar o local adequado para estocagem provisória dos pneus (ECOPONTO) e a Associação Nacional da Industria de Pneumáticos (ANIP), através de seu órgão ambiental Reciclanip, retirar os pneus do município e encaminhá-los para a reciclagem. Já aos comerciantes e usuários devem entregar os pneus com vida útil esgotada no Ecoponto.

O objetivo é evitar o descarte irregular, promovendo a preservação do meio-ambiente e da saúde da população, bem como, eliminar o principal depósito de procriação do mosquito transmissor da doença. Os pneus são resíduos que contêm metais pesados, altamente tóxicos e substâncias cancerígenas, como chumbo, cromo, cádmio e arsênio e além disso, como não é um produto biodegradável pode contaminar o solo, a atmosfera, o lençol freático e o pulmão das pessoas.

A quantidade de pneus desovados em locais inadequados e a céu aberto; a inexistência de local para estocagem provisória; o aumento do volume de pneus sem uso a cada temporada de verão; o aumento do risco de novos focos do Aedes aegypti em conseqüência do crescente do fluxo de turistas e mercadorias, o que acarreta no crescente risco epidemiológico da dengue são alguns fatores que levaram o município a criar este serviço.

Mais informações com a coordenadora do Projeto Dengue,
enfermeira Marli Sonsa pelo telefone (47) 3261-6278.
Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Uma exelente iniciativa e que deve ser seguida por outros orgãos públicos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog