3 de abril de 2011

Você conhece a história dos ovos de Páscoa?

O ovo é um símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
ovo1

Os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, para simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo. Povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes.

Colorir e decorar ovos é um costume também praticado no Oriente. Nos países da Europa de Leste, os ortodoxos tornaram-se grandes especialistas em transformar ovos em oovo2bras de arte. Da Rússia à Grécia, os ortodoxos costumam pintar os ovos de vermelho. Já na Alemanha, a cor dominante é o verde. A tradição é tão forte que a Quinta-feira Santa é conhecida por Quinta-feira Verde.

Das tradições da Europa Oriental, o hábito passou aos demais países. Eduardo I, da Inglaterra, oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV, da França, os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegras surpresas aos presenteados. Seu sucessorb Luís XV presenteou sua amante Madame du Barry com um enorme ovo, o qual continha em estátua de Cupido.

 

Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. A partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.

Fonte: Wikipedia

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Nossa, ovo de páscoa não é só uma delicia mas é fonte de estudo histórico. Bem curioso. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. tá, eu entendi, mas o que tem haver coelho com os ovos da páscoa?

    ResponderExcluir
  3. Olá Edson,

    O coelho é uma outra história que contarei em outro post.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog