5 de abril de 2011

Comer banana diminui o risco de AVC?

O AVC, popularmente chamado de derrame, é uma disfunção que ocorre em determinada área do cérebro: é quanto as artérias interrompem o fornecimento de sangue ao cérebro ou uma delas se rompe. Só no Brasil, os AVCs, matam em torno de 200 mil pessoas por ano. Agora, pesquisadores britânicos e italianos, sugerem que comer três bananas por dia pode ser suficiente para diminuir o risco de um derrame.

Uma banana no café da manhã, uma no almoço e outra à noite iria fornecer potássio suficiente para reduzir as chances de sofrer um AVC em cerca de 21 por cento. Nesta pesquisa, publicada no Journal of American College of Cardiology, os cientistas analisaram dados de onze estudos diferentes – alguns feitos em meados dos anos sessenta - e reuniram os resultados para obter um resultado global.banana200

Eles concluíram que uma ingestão diária de potássio de cerca de 1.600 miligramas, menos da metade da quantidade diária recomendada para um adulto, que é de 3.500 mg, foi suficiente para diminuir o risco de derrame em mais de um quinto. Uma banana média contém cerca de 500 miligramas de potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e controla o equilíbrio de fluidos no organismo. A falta de potássio pode levar a um batimento cardíaco irregular, irritabilidade, náuseas e diarréia.

Comer verduras e outros alimentos ricos em potássio, como espinafre, também pode ajudar na prevenção de acidentes vasculares cerebrais. Os pesquisadores da Universidade de Warwick e da Universidade de Nápoles, disseram que a ingestão de potássio na maioria dos países está bem abaixo da quantidade diária recomendada. Mas se as pessoas consumirem mais alimentos ricos em potássio e também reduzir a ingestão de sal, o número de mortes anuais globais de acidentes vasculares cerebrais poderiam ser reduzidos em mais de um milhão por ano.

Fonte: Daily Mail

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3 comentários:

  1. A banana é uma das frutas mais consumidas pôr minha família, pode-se dizer que ela foi passada de geração para geração, rsrsrsrs, o valor que esta fruta têm é de uma riqueza para a nossa saúde, que só fazemos idéia no decorrer de seu uso, sem contar que é uma fruta, super fácil de ser encontrada, e de fácil acesso para os mais humildes também, apesar de seu preço não ser mais tão em conta, ainda assim é a que mais faz parte ou deveria fazer da nossa mesa diária.

    Encontramos ela até em esgotos, rsrsrsrs, mas lá já não sei se deve ser indicado, havendo outras opções, melhor deixar àquela lá.

    Ótima postagem, parabéns.

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  2. O potássio é importante, sim, mas a banana tem muito pouco...
    Outros alimentos fornecem muito mais potássio.
    Veja alguns (mg/100 gramas):
    Banana = 370
    Abacate = 347
    Ketchup = 416
    Uva passa = 842
    Feijão preto = 1.455
    Damsaco seco = 1.489
    Chá preto = 1.810

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  3. Uma dica muito importante. para se evitar o Avc, Obrigada por compartilhar.Parabens pelo texto. Abraço

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