8 de abril de 2011

Conheça o Gnuteca

Na última segunda feira,04/04, o Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA foi disponibilizado no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa Solis.


O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.


Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente pelo endereço
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784gnuteca


O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.


O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.


RESUMO do GNUTECA

01) Público-alvo e principais usuários: bibliotecários, órgãos do governo, gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia
02) Características Técnicas: Framework Miolo, Banco PostgreSQL, PHP, Apache, respeito ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.
03) Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.

Fonte: Portal do Software Público

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 2 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog