24 de agosto de 2010

Seminário sobre sexualidade

  “A sexualidade humana na concepção psicanalítica” é tema da 2a edição do seminário sobre sexualidade, promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Chapecó, em parceria com o Movimento Psicanalítico de Chapecó. O próximo encontro ocorrerá no dia 28 de agosto, às 13h30, na Unoesc Chapecó.

O seminário será ministrado pela psicanalista, psicóloga, membro do Movimento Psicanalítico de Chapecó, da Escola de Estudos Psicanalíticos (Porto Alegre) filiada à Association Lacanienne Internationale (Paris) e professora da Unoesc Chapecó, Návia T. Patussi.unoesc

O objetivo do seminário é estudar a sexualidade humana sob a perspectiva psicanalítica, através da leitura cronológica dos textos produzidos por Freud à partir de 1913. Návia explica que a psicanálise ampliou a concepção de sexualidade e demonstrou a existência de uma sexualidade infantil. “O entendimento dos aspectos psíquicos da sexualidade humana é uma das grandes contribuições da psicanálise à cultura, assim como a ampliação do seu conceito para além da especificidade biológica e genital”, argumenta.

Na programação está prevista a abordagem de temas como a vida sexual dos seres humanos, narcisismo, a teoria da libido, complexo de Édipo e homossexualismo, masoquismo e fetichismo.

A psicanalista diz que Freud, através de suas pesquisas, revela que a sexualidade acompanha o sujeito desde seu nascimento e seus avatares são fatores determinantes da singularidade psíquica, bem como da manifestação de quadros patológicos.

Os seminários iniciam neste mês de agosto até 11 de dezembro de 2010, com encontros quinzenais, aos sábados, das 13h30 às 15h30, totalizando 20 horas/aula.

Inscrições podem ser realizadas até dia 27 deste mês, através do site www.unoesc.edu.br e informações pelos telefones 3319 2655 ou 3319 2600.

Por: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog