8 de junho de 2011

Você conhece a manipueira?

É um líquido precioso e venenoso. Esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal. Devido a isso, muitos produtores despejam a manipueira de forma concentrada e em grande quantidade em céu aberto ou cursos d´água, agredindo o meio ambiente com elevada carga de matérias orgânicas e ácido cianídrico. O produtor agindo assim está poluindo e também desperdiçando um líquido precioso.

A manipueira é o liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Para que a manipueira deixe de ser um veneno e se transforme em um complemento alimentar seguro, basta submetê-la à fermentação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar durante 15 dias emanipueiram um tanque cercado. O ácido cianídrico, considerado venenoso, evapora e resta a manipueira pronta para servir de complemento alimentar para o gado. O produtor deve ter o cuidado de proteger o tanque, pois caso um animal venha beber o liquido durante a fermentação, pode ser fatal.

A manipueira não é só um ótimo complemento alimentar para o gado. Ela serve também para combater pragas e doenças, controlar formigas e insetos e até fabricar vinagre e sabão. Misturada com óleo de mamona, ela pode ser usada também no controle de carrapatos. Dela também se faz o conhecido tucupi, presente no tacacá e no pato ao tucupi, muito apreciados no norte do país.

Fonte: Embrapa

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Qual será o motivo para o produtor jogar no ambiente um produto que pode lhe render algum lucro. É mais que desrespeito à natureza é ignorância também.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Luis,

    Apesar de poder ser utilizada em diversas aplicações, certamente ninguém quer investir nisso, preferindo jogá-la aos rios onde irá provocar a morte de seres vivos de diversas espécies. É lamentável!

    Abraços,

    Guta

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog