29 de setembro de 2010

Aproveitamento de água da chuva pode gerar economia de 30%

Além de contribuir com o meio ambiente, o aproveitamento da água da chuva pelos condomínios é uma ótima alternativa para ajudar os condôminos a economizar dinheiro com o abastecimento. O presidente do Sindicato do Mercado Imobiliário – Secovi/Oeste, Paulo Jorge Lise, cita pesquisas que apontam que as residências brasileiras consomem cerca de 200 litros de água diariamente, sendo 27% para o consumo, 25% para higiene, 12% para lavagem de roupas, 33% para descarga de banheiro e 3% para outras atividades.

“Com a utilização da água da chuva nas descargas sanitárias, já se pode alcançar uma economia de 30% na conta de água dos condomínios residenciais e comerciais. Esse percentual pode passar para 70% se a água for reaproveitada para irrigação de áreas verdes, faxinas, lavagem de estacionamento e áreas comuns”, diz Lise.

O presidente do Secovi, diz que existem vários tipos de sistemas e tecnologias que podem ser adotadas para fazer a captação e distribuição dessa água. “O ideal é que síndicos e administradores levpingodaguaantem os custos e apresentem as possibilidades aos condôminos, de acordo com as necessidades de cada imóvel e perfil de moradores. Afinal é de interesse de todos economizar com os gastos do imóvel”, afirma Lise.

Lise sugere como exemplo a utilização de calhas, que devem ser instaladas normalmente nos telhados e em outras áreas impermeáveis. A canalização se dá por meio de tubulação hidráulica. A água é filtrada e depositada num reservatório comum, onde é tratada e distribuída para uso não potável.

“Além da economia, temos que considerar o ganho ecológico com o racionamento. A captação também contribui para evitar enchentes, já que o número de construções e asfaltos tem aumentado e impedido a infiltração da água no solo. Também podemos auxiliar na resolução de um problema de saúde pública, com menos água na rua diminuem-se os impactos das chuvas nas cidades”, afirma Lise.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Seu Luiz, aqui no sertão do Ceará a água da chuva em bem aproveitada, geralmente ficam armazenadas em cisternas o ano inteiro.
    Abraços
    Roberto Feitosa lima

    ResponderExcluir
  2. Luiz, poucas pessoas tem se preocupado com isso, creio que precisa de mais divulgação para que a água seja aproveitada, o benefício abrangeria todos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog