30 de setembro de 2010

Marejada 2010: A maior festa portuguesa e do pescado do Brasil

O conhecimento gastronômico passado pelos primeiros imigrantes portugueses que pisaram nas terras Catarina, em meados do século 17, se revela ao país todos os anos, no mês de outubro. É, quando acontece a Marejada, a maior festa Portuguesa e do Pescado do Brasil. Durante 10 dias, a cidade de Itajaí, transforma-se.

A culinária luso-açoriana, juntamente com a música e dança deste povo, volta às suas origens.O bolinho de bacalhau, a casquinha de siri e a sardinha na brasa são preparados com a simplicidade e o tempero utilizados há quase dois séculos. Em 1986, surgiu a idéia de criar uma festa para reverenciar, revitalizar os costumes e tradições luso-açorianas – base da colonização de Itajaí - e dar mais uma opção aos visitantes da Oktoberfest. Marejada

Nascia, nesta época, a Marejada, uma festa que se propunha a entreter e oferecer cultura ao povo da cidade e aos seus visitantes. Hoje, passados 22 anos, a Marejada atrai cerca de 200 mil visitantes a cada edição e já conquistou a característica de maior do Brasil, em variedade gastronômica e artística.

São mais de 600 atrações, incluindo apresentações de bandas locais e nacionais, artesanato, feira comercial, mostra de serviços e negócios de Itajaí, atividades infantis e grupos folclóricos. Realizada no Pavilhão da Marejada, uma área de 36 mil metros quadrados, a festa é distribuída em pavilhões, palcos culturais, restaurantes e parque de diversões. Destaque para a Tasca Portuguesa, um restaurante típico que todas as noites apresenta cantores a entoar fados e cantigas açorianas. A culinária da Tasca – bem como de toda festa – não deixa a desejar, com seus pratos elaborados conforme as receitas tradicionais dos Açores.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog