28 de setembro de 2010

Hidroterapia proporciona relaxamento muscular e diminuição da dor

Hidroterapia ou fisioterapia aquática são os termos mais conhecidos atualmente para conceituar exercícios terapêuticos realizados em piscina termo-aquecida. O procedimento é indicado como forma de tratamento nas áreas ortopédica, neurológica, reumatológica, pediátrica, respiratória e psicológica.

A fisioterapeuta da Fisioterapia Unimed Chapecó, Desirée Simundi Dobrachinsky, explica que os efeitos fisiológicos da hidroterapia são inúmeros. Entre os benefícios estão o aumento do retorno venoso e do débito cardíaco, melhora da capacidade respiratória, melhora da oxigenação sanguínea e a resistência cardiovascular, além de diminuir os edemas, entre outros.hidroterapia

Desirée destaca ainda, que os benefícios da hidroterapia são consequências dos efeitos térmicos (quente ou frio) e efeitos físicos (flutuação, metacentro, empuxo, turbulência, etc.). “A hidroterapia contribui para a diminuição da dor, relaxamento muscular, diminuição de espasmos musculares, aumento da amplitude de movimentos, melhora de distúrbios do sono, diminuição da sobrecarga de peso nas articulações, entre outros”.

O tratamento na água possui várias indicações. Dentre elas estão a hérnia de disco; acidente vascular cerebral; paralisia cerebral; síndrome de Down; artrites; artrose; fibromialgia; pré e pós-parto; asma/DBPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica); reabilitação cardíaca; entre outras.

A fisioterapeuta salienta que as contraindicações limitam-se a estados febris, infecções em geral, dificuldade ou insuficiência respiratória aguda, alterações da pressão arterial não controladas, cardiopatia severa, feridas abertas ou úlceras, incontinência fecal e urinária não previsíveis. “Para a realização do tratamento, é feito um protocolo de avaliação, traçando o plano de tratamento a ser realizado com o paciente a fim de alcançar os objetivos prescritos”, destaca Desirée.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Bem, nem precisa estar com dor, o relaxamento já é ótimo, melhor mesmo é uma Jacuzzi ...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog