4 de novembro de 2009

Consumo Consciente: Dicas para o Natal

O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade. Todos podem, e devem, usar seu poder de consumo de maneira a equilibrar entre a própria satisfação pessoal e a sustentabilidade. Isso é Consumo Consciente.

Os padrões de consumo no mundo estão incompatíveis com a capacidade de produção. Segundo alguns especialistas, seriam necessários dois planetas Terra para atender as necessidades de água, energia e alimentos caso o consumo continuar neste mesmo nível no próximos 50 anos. O pior de tudo é que a tendência é aumentar.

As festas de final de ano são sinônimos de mesa farta, troca de presentes, compras e mais compras. Mas o desafio de manter padrões de consumo exige criatividade e cuidados. Estamos diante de uma nova situação onde a produção poderá não alcançar mais as necessidades dos seres humanos e isso afetará as relações, o bem estar e os padrões de qualidade de vida.natal

O recomendável é começar o quanto antes e o Natal, o Réveillon e as férias de verão são datas especiais para testar nossa conscientização em relação ao consumo. Relaciono a seguir algumas dicas para um consumo consciente e sustentável:

Significado do Natal: Muitos pensam que o Natal é sair correndo para lojas em busca de presentes. Pense nisso.

Presentes: Já pensou em fazer seus próprios presentes? Inove, crie e surpreenda.

Planejamento: Final do ano tem o 13º e poucos planejam seus gastos. Que tal limitar ao seu orçamento mensal?

Acertar: Comprar o presente errado, normalmente é gastar duas vezes. Se você não tem certeza pergunte.

Comida: Estima-se que 20% do que compramos de comida vai para o lixo. Principalmente nas festas. Então não exagere apenas para enfeitar a mesa.

Escolha: Para não ter surpresas e despesas extras, certifique-se de quem você está comprando o produto.

Contas: Lembre-se que no início do ano acumulam-se gastos extras, então controle-se.

Embalagens: Claro que é legal embrulhar o presente. Mas não exagere com excessos de papéis, sacolas, laços e caixas.

Decoração: Recicle, reutilize e reinvente. Você tem ótimas ideias para isso.

Doação: Aproveite a ocasião para doar o que tem a mais. Envolva a família, vizinhos e amigos nisso. Fará bem para sua alma.

Espalhe: Espalhe para todos estas dicas e se tiver mais algumas acrescente à lista. Você estará contribuindo muito para o Consumo Consciente.

Fonte: Instituto Akatu

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Lar Meimei - *Lar Meimei, 34 anos trabalhando em prol da Cidadania.* 06/061984 - 06/06/2018 Projeto aprovado pelo Criança Esperança Jornal da Cidade Regional *http://www...
    Há 10 horas
  • - Na época do Frei João Maria - *RECORDAR É VIVER – PARTE 2* *Por Sérgio Cunha* As minhas primeiras lembranças sobre acontecimentos religiosos me remetem ao *Frei João Maria (Foto)*, o ...
    Há uma semana
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há um ano
  • -

Arquivo do Blog