27 de agosto de 2009

Hoje há mais escravos do que em qualquer outro momento da historia

Mundo contabiliza hoje de 12 a 27 milhões de escravos .

Embora existam mais de 300 tratados internacionais e mais de uma dúzia de convenções terminando com a escravidão e o comércio de pessoas, hoje há mais escravos em termos absolutos do que em qualquer outro momento da historia da humanidade.

A afirmação é do jornalista Benjamin Skinner, autor do livro “Um crime tão monstruoso: face a face com a escravidão hoje”, ainda não traduzido ao português. Em entrevista ao sítio da Deutsche Welle, Skinner disse que estimativas apontam para a existência de 12 milhões a 27 milhões de escravos no mundo.

Os números são tão elásticos porque a escravidão é ilegal em todas as partes do mundo, assim os traficantes procuram esconder suas vítimas e a estatística fica prejudicada. Escravos são uma população oculta, mas sabe-se que o sul da Ásia, a Índia em particular, tem mais escravos do que o restante do mundo juntos.

“A abolição do trabalho escravo na Índia, assim como o sistema de castas, continua sendo uma promessa não cumprida”, declarou Skinner em entrevista à Deutsche Welle. Escravos existem onde os Estados são fracos e corruptos, apontou.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) introduziu o 23 de agosto como Dia Internacional de Lembrança pelo Tráfico de Escravos e sua Abolição, em memória da noite de 22 para 23 de agosto de 1791, quando começou insurreição no Haiti e na República Dominicana que seria decisiva para a abolição do tráfico transatlântico de escravos.

Hoje, o Haiti tem cerca de 300 mil crianças escravas, algumas ofertadas por 50 dólares cada em ruas de Porto Príncipe. “Com cerca de 1,1 bilhão de pessoas subsistindo com menos de um dólar por dia, a oferta de potenciais escravos é praticamente ilimitada”, frisou Skinner.

Fonte: ALC

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau, Luiz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nosso mundo é perverso e sujo. Os escravos hoje trabalham quase 20 horas por dia e não ganham nada em troca (um punhado de comida e olhe lá). Países como China fazem isso pra todo mundo ver. O Brasil, que almeja ser potência mundial, é outro que ainda tem milhares de escravos nos confins do país. É nessas horas que vejo que a ONU não serva pra nada e que é uma inutilidade. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog