19 de fevereiro de 2009

Pesquisa conclui que o homem foi o maior culpado pelos deslizamentos no Vale do Itajaí

Pesquisa desenvolvida por Juares Aumond, professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) reforça as conclusões dos pesquisadores do setor de geoprocessamento da Epagri/Ciram: as alterações promovidas pelo homem na natureza foram um dos fatores determinantes dos deslizamentos ocorridos na região do Vale do Itajaí por ocasião das fortes chuvas verificadas em novembro último.


O trabalho do professor da FURB foi apresentado em 18 de fevereiro, no primeiro dia do Seminário Regional: Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Assoreamentos. O evento, de dois dias, foi realizado em Itajaí pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Universidade Federal do Paraná.


Durante a sua palestra, proferida para uma platéia lotada, o professor Aumonde citou, mais de uma vez, a pesquisa desenvolvida pelos profissionais da Epagri/Ciram para reforçar suas conclusões. Destacou que os dois estudos apontaram um índice médio de 85% das áreas atingidas por deslizamentos alteradas pela ação humana. Enquanto a pesquisa da Epagri/Ciram limitou-se à região do Morro do Baú, a da FURB alcançou outras áreas do Vale do Itajaí.


O relatório elaborado pela Epagri/Ciram é resultado de levantamento fotográfico realizado pelos pesquisadores Luiz Fernando Vianna e Juliana Mio em 05 de dezembro, para apurar o impacto da enxurrada nas rodovias do Morro do Baú. O documento foi publicado no dia 27 de janeiro último no site da Epagri/Ciram. E você concorda ?

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Seu luiz, eu pensava por esta linha, sobre o episódio infelismente triste.
    Se lembra nos anos 90 que no rio de janeiro todo ano tinha deslizamentos em alguns morros?
    Existem poucas cidades planejadas no Brasil o que facilita para o manejo do terreno de forma errada, podendo com o tempo trazer situações como esta de santa catarina.
    Vamos torcer para que o povo de Santa Catarina se erga novamente, aprenda e nos ensine com esta tragédia.
    Obrigado pela reflexão Seu Luiz!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a ocupação desordenada é a principal causa. O problema é que passa algum tempo sem nada acontecer e todos esquecem e voltam a ocupar as encostas.
    Grato pela visita e pelo comentário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Luiz, o homem é sempre o grande culpado de tudo porque ele acha que pode simplesmente domar a natureza. Enquanto essa arrogância e prepotência continuar e quanto mais vezes o homem desafiar a natureza, mas fatalidades poderemos ver.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog