1 de novembro de 2008

Eleições americanas são ameaçadas por dispositivos eletrônicos

Urnas touch screen falham em eleição

Em algumas regiões dos Estados Unidos já é permitido, neste final de semana, votar para presidência da República e indicar candidatos para o legislativo, além de opinar em votações regionais, como a decisão de liberar ou não casamento gay, aumentar impostos ou liberar maiores de 16 anos para dirigir.

Como já aconteceu nas duas últimas eleições presidenciais americanas, vencidas por George Bush, dispositivos eletrônicos criam obstáculos ao sucesso da votação.

Neste sábado, o condado de Harris, no Texas, admitiu que máquinas com tela sensível ao toque estão invertendo votos. Quem indica Obama, acaba votando no republicano McCain e vice-versa.

O erro ocorre apenas em algumas urnas. Ao tocar a foto de Obama, a máquina entende que o toque foi, na verdade, mais à direita e computa voto para McCain. Para evitar o erro, o eleitor deve prestar muita atenção ao confirmar seu voto.

Cada estado americano pode escolher seu sistema de votação e, alguns, optam por sistemas híbridos que misturam votação em papel, meio eletrônico e cartão perfurado.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 3 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog