31 de outubro de 2008

Siemens lança no Brasil software de inteligência artificial voltado à produtividade industrial

O setor Energy da Siemens traz para o Brasil um novo conceito de produtividade industrial e gerenciamento preditivo baseado na utilização prática da inteligência artificial. O lançamento do Plant Monitor (SPPA-D3000), software inédito de monitoramento e diagnóstico contínuo com base em tecnologia de redes neurais, será feito durante o 12º Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação – ISA Show 2008. O evento ocorre de 17 a 19 de novembro, no Expo Center-Norte (Pavilhão Branco), em São Paulo.

O Plant Monitor é um software que aprende sozinho e pode se "treinado" para modelar o comportamento de máquinas ou processos durante a operação normal, utilizando “self-learning technology” (redes neurais) e aproveitando as informações armazenadas em banco de dados ou supervisórias de medições (temperaturas,vazões,correntes,níveis, etc). Depois desta fase inicial de treinamento, ele é capaz de monitorar e detectar qualquer desvio do comportamento normal modelado (“aprendido”), comparando este modelo com as medições em tempo real adquiridas da máquina ou processo.

Como resultado deste princípio e por sua alta sensibilidade, o Plant Monitor é pode detectar falhas em seus processos iniciais, muito antes que se tornem mais graves e acarretem danos significativos à máquina ou ao processo (ação preditiva). Utilizando este mesmo princípio ele também pode ser utilizado para identificar desvios de pontos ótimos de operação e desta forma aumentar a performance da máquina ou processo.

“O Plant Monitor auxilia o aumento da confiabilidade e disponibilidade de um processo ou de toda uma planta industrial, já que alerta os operadores muito antes que desvios, falhas ou problemas mais sérios possam levar a unidade a uma perda de produção”,, afirma Otavio Amorim, gerente de vendas de Energy da Siemens.

Recém-lançado em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, o Plant Monitor pode ser utilizado em qualquer segmento industrial e em qualquer tipo de máquina ou processo, dispensando altos custos de implementação devido ao seu princípio de auto-engenharia, pois não necessita de engenharia especializada para ser instalado, mantido e ou operado.

“Mesmo em condições transitórias (partida de uma máquina, por exemplo), o Plant Monitor é capaz de detectar desvios. O programa é dotado de alarmes altamente sensíveis, que respondem a qualquer variação de operação, completa Amorim.


“O Plant Monitor oferece ao mercado uma nova maneira de gerenciar a produção ao adotar estratégias preditivas, tanto na operação quanto na manutenção de suas máquinas, processos e plantas, uma vez que proporciona uma ferramenta de detecção de falhas em seus estados bastante iniciais”, finaliza.




Serviço
A ISA Show SP - 12º Congresso Internacional e Exposição Sul-Americana de Automação, Sistemas e Instrumentação, acontece de 17 a 19 de novembro no Expo Center Norte – Pavilhão Branco, em São Paulo. Os visitantes do evento poderão conhecer as soluções Siemens no estande da empresa.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog