29 de outubro de 2008

Programação - 1 - Conceitos Básicos

Quando as pessoas começam a se interessar por programação, podem ficar confusas com tantos conceitos novos. Para começar a entender o que é o básico em programação, é preciso conhecer alguns conceitos a ela relacionados. Vou tentar aqui apresentar alguma definições.
Tecnologia
Tem o objetivo de eliminar as tarefas repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente, aumentando a produtividade e os benefícios.
Programação
É o instrumento que permite a execução das tarefas automatizadas de um sistema de informática. Também pode ser definido como o ato de descrever um algoritmo que resolva um problema proposto de forma aplicável.
Programa
É o conjunto de instruções que o computador vai interpretar para realizar um trabalho ou resolver um problema.
Algoritmo
É uma sequência de passos a ser executada para se chegar a um objeto, no caso, a solução de um problema proposto. De forma mais simples, pode ser definido como um conjunto de procedimentos lógicos, que descreve a solução de um problema ou execução de uma tarefa, ou seja, pode ser comparado a uma receita. Para que a descrição do algoritmo seja aplicável, tem de ser feita usando um protocolo linguístico, chamado de Linguagem de Programação, que o executor reconheça.
Linguagem de programação
É o conjunto de regras semânticas e sintáticas utilizadas para a codificação de instruções de um programa ou algoritmo de programação. Ela precisa ser reconhecida pelo computador que realizará aquela tarefa específica. Há uma infinidade de linguagens de programação, mas o computador só entende uma. A chamada linguagem ou código de máquina que é inviável para escrever programas, o que é um problema e tanto.A forma usada para solucionar a questão é relativamente simples: a criação de «tradutores» que permitam que o programa seja escrito em linguagens mais inteligíveis para então ser «traduzido» para a linguagem de máquina. Há alguns tipos diferentes de tradução, como montagem, compilação, interpretação e interpilação.
Algumas linguagens mais conhecidas: Basic, Pascal, Cobol, Java, Visual Basic, C, C++,C# dentre outras.


Ambiente de programação ou de desenvolvimento

Conjunto de ferramentas utilizadas para a elaboração de um programa. Como cada linguagem possui um número de funções extremamente grande, tornando-se difícil lembrar de todas, surgiu o conceito de ambiente de programação. Basicamente eles consistem de um editor de texto com recursos adicionais para facilitar o trabalho do programador.

Para quem tem instalado em seu computador o Microsoft Office(Word, Excel, Access, Power Point, etc) a partir da versão 97, também possui uma destas ferramentas de programação. Trata-se d0 Editor de Visual Basic, que utiliza a linguagem VBA(Visual Basic for Applications) que é baseada na linguagem Visual Basic, versão moderna do Basic, desenvolvida pela Microsoft para o sistema operacional Windows, com capacidade de criação rápida e fácil de programas com ambiente gráfico MSWindows.



Continua...








Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

  • Projeto Valença Troca Livros - Aguardem! Em novembro! Vem aí o *"Projeto Valença Troca Livros"* Sem custo algum, apenas doação, amor. Já tenho alguns livros *livros* para serem trocados...
    Há 5 dias
  • - Cheiro de Goiaba - Mais uma participação da escritora, historiadora *Urda Alice Klueger, *Comentando o seu primeiro dia de aula, na Rua da Glória antiga Escola São José, e q...
    Há 2 semanas
  • - Noite da Família no Clã! No sábado a noite (13/05) foi realizado uma noite super especial com todas as Mães e familiares do Clã, onde rolou bolos e salgad...
    Há 5 meses
  • -

Arquivo do Blog