10 de julho de 2011

Couve-flor: Descubra este sabor

Originária da Ásia Menor, a couve-flor foi levada para a Europa no século 16. É uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à família Brassicaceae assim como o repolho, o brócolis e a couve comum. Plantada em várias partes do mundo, sendo que no Brasil é mais cultivada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

A couve-flor, hortaliça delicada e tenra, constitui saborosa iguaria quando bem preparada. Também é uma hortaliça importante do ponto de vista nutricional pois é rica em cálcio e fósforo e fonte de folato e vitamina C. Além disso, é livre de gorduras e colesterol, e tem teores bem baixos de sódio e calorias. Também possui potássio, enxofre, sódio, magnésio, silício, cloro e ferro.couveflor

Por conter pouca quantidade de sódio e de calorias, é indicada para manter uma dieta saudável e equilibrada. Outra vantagem é ser de fácil digestão. Apesar de sofrer rejeição por provocar flatulência, ela possui várias propriedades nutricionais e benefícios, entre os quais o alto teor de água e as propriedades oxidantes, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Também possui propriedades diuréticas, que favorecem a eliminação do excesso de líquidos e é benéfica também nos casos de hipertensão.

A couve-flor se estraga rapidamente por isto compre somente a quantidade necessária ao consumo para utilização imediata. Na geladeira pode ser conservada por 3 a 5 dias sem grande perda de qualidade, dentro de saco de plástico perfurado. Antes de guardar, remova as partes escuras e folhas mas não lave a cabeça.

Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento, coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água de cozimento. 1 cabeça média de couve-flor pesa cerca de 750g e rende de 3 a 4 porções. Para impedir que a couve-flor provoque gases intestinais, cozinhe-a no vapor. Temperos que combinam com a couve-flor: cebolinha verde, páprica, cravo da Índia, noz moscada, endro, alecrim, tomilho, alho, cebola, azeite.

Fonte: Embrapa

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog