11 de julho de 2011

Seu joelho parece frouxo?

Dores nos joelhos, barulhos ou estalos nas articulações, instabilidade (joelho parece frouxo), limitação dos movimentos articulares e dificuldade para se locomover após longo período sentado podem ser sintomas de alguma patologia no joelho. As doenças não escolhem idade para aparecer e os problemas podem ser percebidos em desde a infância até a terceira idade, de acordo com as características de cada fase da vida.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, na infância os problemas clinicamente mais freqüentes são as osteocondrites, que originam-se na excessiva tração por músculos encurtados (na infância os ossos crescem mais rápido que os músculos), comuns nos joelhos e calcâneos que também podem ocorrer dentro da articulação do joelho quando, por deficiência circulatória, ocorre soltura de fragmento ósseo com cartilagem.

Além disso também podem ocorrer os mal alinhamentos patelares resultante de anormalidade no desenvolvimento, patela alta, patela baixa, desvios angulares, desvios rotacionais (rótulas estrábicas convergente ou divergente) e os encurtamentos musculares pela defasagem do crescimento dos músculos em relação aos ossos, que provocam dor do crescimento. Menos freqüentes são os meniscos discóides e as lesões meniscais.JoeFrouxo

Em adolescentes e adultos são comuns as lesões meniscais e ligamentares e os mal alinhamentos não corrigidos quando criança que podem levar à artrose (desgastes).

Na chamada “terceira idade”, os problemas ortopédicos mais recorrentes são as artroses, osteoporoses e o encurtamento dos músculos posteriores das coxas e pernas que provocam dor por falta de exercícios de fortalecimento e alongamento.

Os mal alinhamentos ocorrem devido à hábitos incorretos de sentar, componentes genéticos e desenvolvimento inadequado do sistema ósteo-muscular. Os meniscos discóides são em forma de disco ao invés de meia lua e podem romper mais facilmente causando lesões que devem ser corrigidas.

As lesões meniscais e ligamentares são causadas por traumatismo de rotação (entorse) associado ou não com alavanca, que se não resolvidos, podem ocasionar artroses, agravadas com a obesidade e excesso de carga nas articulações.

Reichmann explica que as atividades profissionais causam os maiores problemas nos joelhos são aquelas nas quais fica-se muito tempo sentado, ajoelhado e as ocupações que exijam se agachar e levantar muitas vezes por dia, carregando peso.

“O trabalhador que fica muito tempo em pé, como caixa de banco, balconista, vigia etc., pode prevenir problemas com joelho usando meias elásticas para evitar varizes, fazer movimentos com as pernas ficando na ponta dos pés e após nos calcanhares várias vezes a cada hora trabalhada, manter programa de exercícios de alongamentos de músculos anterior e posterior da coxa e das pernas” orienta.

Nos esportes, as atividades que maiores problemas causam ao joelho são o futebol de campo, futsal, futebol de areia, basquete, voleibol e outros.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. muito bom o seu blog, já fiz uma cirurgia de menisco no joelho esquerdo, nunca mais tive problemas com ele..mas já meu joelho direito as vezes sinto algumas dores, principalmente em dais frios, hoje mesmo acordei com uma dor horrivel no joelho e estqava fazendo muito frio, tanto é que as vezes em ambientes com ar-condicionado as vezes sinto dores também

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog