27 de julho de 2011

Academia: heroína ou vilã?

A prática de atividade física sem orientação adequada, especialmente no inverno pode provocar lesões graves. Resultado: os consultórios médicos ficam lotados de pacientes com dores no joelho e ombro. O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann confirma que, realmente nesta época, aumenta o número de pacientes que o procuram com dor no ombro. “Muitas vezes, o problema é fruto de exercícios físicos feitos de forma incorreta. É preciso praticar atividade física regular. E quem está voltando de um tempo de inatividade, precisa de orientação específica”.academia

Entre os casos mais comuns em pacientes com dores no ombro está a lesão do manguito rotador. Trata- se de uma lesão nos tendões do ombro, que podem ser geradas por algum tipo de trauma ou microtraumas de repetição, como esforço, queda ou exercício praticado incorretamente, principalmente na musculação. Neste caso, o paciente sente muita dor, principalmente durante a noite, e quando levanta o braço acima da cabeça. Há uma grande variedade de problemas no ombro, seja de origem traumática ou não.

Dentre as de origem traumática, é possível citar a lesão do manguito rotador, luxações, fraturas da clavícula e lesões do músculo bíceps braquial. As de origem não traumáticas estão relacionadas à tendinite calcárea, capsulite adesiva, artrose glenoumeral e bursite Após o diagnóstico médico de alguma dessas doenças, a fisioterapia deve ser  prescrita de acordo com a necessidade do paciente. O especialista explica que “a bursite e a tendinite são problemas comuns nos ombros. Alguns sintomas são: dificuldade para elevar os braços, dor noturna e durante os esforços físicos. Também pode ocorrer enformigamento dos braços.

A dor pode ser amenizada com medicamentos, medidas físicas como: aplicação de compressas, gelo e fisioterapia. O alongamento e fortalecimento desses tendões ajudam a prevenir novas lesões.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog