30 de julho de 2011

Saúde e conhecimento após os 60 anos

Ansiedade e expectativas marcaram o primeiro dia de aula para as quatro turmas da Universidade da Melhor Idade (UMIC), que iniciaram o segundo semestre letivo na última quarta-feira (27). Os cabelos brancos e os 67 anos do senhor Izandir Luiz Zuffo não chamam atenção no meio de tantos acadêmicos com as mesmas características. A vontade de aprender e a saudade dos colegas fizeram com que os mais de 100 alunos retornassem à Unoesc Chapecó.

    “No primeiro semestre, conhecemos melhor sobre a pessoa humana, os relacionamentos familiares e tivemos aula sobre saúde, o que nos ajudou a melhorar a nossa vida. Agora, esperamos ter a sequência do que aprendemos”, assinalou Zuffo.

Para recebê-los, a instituição preparou uma programação com palestras, apresentações artísticas e musicais. Os intérpretes do curso de Libras da Unoesc apresentaram a música “Faz um milagre em mim”, de Regis Danese. Os alunos do curso de Educação Física, Oandro e Maylan, apresentaram um espetáculo de dança contemporânea. Para finalizar, a coordenadora do curso de Psicologia, Fernanda da Cruz Bertan, palestrou sobre saúde mental do idoso.saedu60

    A psicóloga enfatizou questões como a longevidade, expectativa de vida e características do envelhecimento. Segundo ela, no Brasil, os investimentos são cada vez maiores em estudos para fornecer elementos necessários ao desenvolvimento de políticas adequadas aos idosos. “O idoso precisa vencer as doenças, o cansaço, as síndromes, a depressão. Para isso, é fundamental reforçar a necessidade do lazer, da socialização e da família para a saúde e também para a qualidade de vida dessas pessoas”, observou.

    O diretor da Unoesc Chapecó, professor Eliandro Gustavo Bortoluzzi, e a presidente da Fundação de Ação Social de Chapecó (FASC), Belenite Frozza, deram as boas vindas aos estudantes. “Para a instituição, esse projeto pioneiro também é um desafio. É diferente entrar na sala de aula da UMIC, pois as experiências e conhecimentos são amplos. Estamos sempre aprendendo com vocês”, assinalou o diretor. Belenite destacou que a UMIC está servindo de exemplo a outros municípios, que começam a implantar o projeto.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog