14 de junho de 2011

Não custa nada e vale muito

Você sabia que uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml, o que representa menos de 10% de todo seu sangue? E que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, que podem ser vitais?  Doar sangue não custa nada e vale muito. Para doar sangue a pessoa passa por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue(14/06), a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança a campanha "Mais sangue, mais vida". O objetivo é conscientizar a população a importância de doar sangue de forma regular. Segundo o Ministério da Saúde, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sdoarsangueangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.

Também aproveitando a data, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, a nova campanha de incentivo à doação de sangue no país. A iniciativa, intitulada "Essa corrente precisa de você. Doe Sangue", é uma das atividades previstas para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A meta da campanha é atingir 4 milhões de voluntários até 2012, o que representa 2,1% da população brasileira.


Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e amplia a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A faixa etária atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos - antes a faixa era de 18 a 65 anos.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou também, a expansão da realização do Teste NAT para todos os hemocentros do país. O teste de biologia molecular tem objetivo de reduzir a janela imunológica - intervalo de tempo entre a infecção e a detectação por exames da produção de anticorpos pelo corpo. O teste torna a triagem das bolsas mais confiável e reduz, por exemplo, de 70 para 20 dias esse período de detecção, no caso de Hepatite C, e de 21 para 10 dias, do HIV.


O teste está sendo implantado no país, desde maio do ano passado, nos serviços de hemoterapia coordenados pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina. Nos próximos meses devem ser inauguradas plataformas de produção na Fundação Hemocentro de Brasilia (DF), Hemominas (MG) e no Hemocamp (Campinas - SP). O Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 25 milhões para a realização dos testes e outros R$ 30 milhões já foram aplicados na implantação das plataformas.

Fonte: Portal da Saúde

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Olá amigo,realmente não custa nada e salva vidas,valeu pela iniciativa de colocar e incentivar no seu blog esse importante Gesto de doar sangue,é também uma maneira eficiente de descobrir caso nós temos alguma doença!!
    Abçsss!!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo post.é uma iniciativa importante e se cada um fizer a sua parte, mais vidas poderão ser salvas.Além disso, é preciso conscienteizar as pessoas que também pode-se doar plaquetas.Muitas vidas dependem disso.Se puder fazer um post também sobre doação de plaquetas, seria ótimo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog