10 de abril de 2011

Energia solar: Experiência portuguesa em solo brasileiro

A experiência bem sucedida em geração de energia solar em Portugal foi apresentada pelo prefeito municipal de Moura (Portugal), José Maria Pós de Mina e demais membros da comitiva portuguesa, nesta semana, durante reunião com empresários, pesquisadores, políticos, professores de universidades, imprensa e convidados, na sede da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) – antiga sede da Nord, em Chapecó. A FCTER tem entre os apoiadores a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sebrae/SC.

A ação é resultado de um protocolo de intenções assinado recentemente, em Portugal, entre FCTER e a empresa pública portuguesa Lógica, gestora do Parque Tecnológico de Moura de Portugal, para a instalação de um  laboratório de energia  solar fotovoltaica em Chapecó.  O prefeito de Moura destacou que o protocolo pretende dar continuidade à realização do Projeto Sustentar e promover um plano de estágios, que envolva estudantes, técnicos portugueses e brasileiros de energia solar de entidades associadas da FCTER para concretizar em 2011.Sol_I.30

Outros objetivos são promover a instalação do laboratório de energia solar fotovoltaica, equipado para garantir a realização de todos os ensaios de certificação de paineis fotovoltaicos, de silício cristalino e de filme fino, em instalações identificadas pela FCTER, bem como desenvolver esforços para implantar no Brasil duas fábricas da indústria fotovoltaica, capazes de produzir paineis a partir de diferentes tecnologias.

Durante o encontro foi apresentado o local onde será instalado o laboratório de energia  solar fotovoltaica, além de discutir as principais características arquitetônicas e construtivas para oferecer os dados necessários para o desenvolvimento do projeto; identificar as principais adaptações para serem feitas no edifício, identificar as assessorias necessárias, discutir perspectivas sobre a execução das obras, recursos humanos, entre outras.

O coordenador da FCTER, Floriano Kupske, reforçou que a preocupação da classe empresarial e das instituições de ensino superior de Chapecó e de outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com a sustentabilidade e a necessidade de substituir o combustível fóssil por energias renováveis e limpas, foi demonstrada através da presença dos apoiadores nos encontros da Fundação.

A comitiva portuguesa cumpriu uma intensa programação que envolveu visita ao Distrito Industrial de Chapecó, participação de reunião com o prefeito municipal José Cláudio Caramori, na Prefeitura de Chapecó, visita ao Projeto Alto Uruguai, palestra “Energia solar e desenvolvimento regional sustentável: a experiência portuguesa”, conduzida pelo prefeito municipal de Moura, jantar cultural, entre outras.

Além da ACIC e do Sebrae, são apoiadores da FCTER a Nord Electric, UFFS, Unoesc, Udesc, Fibratec, Uniarp, UNC, Celer Faculdades, Unochapecó, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Oeste (AEAO), Sest/Senat, Embrapa, Fluxo, Fockink, Thiago Dávi Arquitetura, Metalúrgica Cardoso, Alesc e Instituto Federal de Santa Catarina.

Fonte: MARCOS A. BEDIN

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

mb@mbcomunicacao.com.br

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Mto legal o seu blog, já cliquei no seu anúncio para dar uma força. Eu acho que tem que ser um hábito de todo blogueiro Clicar os blogs que visitam, pois não custa nada pra quem clica e todo mundo fica feliz.
    Desde já, te convido para dá uma passada no meu blog. um abraço e sucesso.
    http://reinocomico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mto legal o seu blog, já cliquei no seu anúncio para dar uma força. Eu acho que podia que ser um hábito de todo blogueiro Clicar os blogs que visitam, pois não custa nada pra quem clica e todo mundo fica feliz, se puder fazer isso por mim...
    Desde já, te convido para dá uma passada no meu blog. um abraço e sucesso.
    http://reinocomico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog