14 de fevereiro de 2011

Site alega ter descoberto a fórmula da Coca-Cola. Será?

Um dos segredos mais bem guardados do mundo, supostamente conhecido apenas por alguns executivos, agora é finalmente revelado. É o que afirma um site norte-americano. Os ingredientes exatos de umcoca_colaa bebida popular, inventada pelo químico John Pemberton em 1886, sempre foi envolta em mistério.

 

Os detalhes da receita seriam mantidos sob vigilância 24 horas em um cofre em Atlanta, Georgia. Mas agora o site www.thisamericanlife.org alega ter descoberto uma lista, em um artigo de jornal de 1979, mostrando quais os ingredientes e as quantidades utilizadas para fazer a bebida.

 

thisamerica

A Coca-Cola contém uma série de óleos essenciais e é a forma precisa com que eles são misturados, que é responsável pelo sabor original da bebida. Em 1993, Mark Pendergrast, publicou o que seria a fórmula original. Os ingredientes e as quantidades nesta lista são muito semelhantes aos vistos na foto, e a companhia sempre afirmou que a receita  de Pendergrast não é a mesma que ela usa.

Será que desta vez foi realmente revelado o segredo?

Fonte: Daily Mail

Blog Widget by LinkWithin

12 comentários:

  1. Fala Seu Luiz,


    Ta aí um segredo que dificilmente será revelado, ou a gente nunca vai ter certeza se é verdadeiro ou não toda vez que alguém o 'revelar'.
    Por mais que alguém diga, sempre arrumarão uma maneira de desmentir...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Seu Luiz, Parabéns pelo post que é bastante curioso e histórico e que envolve muitos segredos de industrialização há anos e por mais que se chegue perto não se consegue saber na sua íntegra, pois ela sempre poderá ser imitada em sua composição química na sua fabricação como bebida, mas com certeza nunca será igualada, ok!
    charlesnetto-PoA-RS-BR

    ResponderExcluir
  3. Não sei não. A Coca guarda sua fórmula a sete chaves. Acho que jamais saberemos esse segredo. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vejam este história (real):
    A despeito de todo o mistério e paranóia acumulados em torno da fórmula famosa, certo dia um porta-voz da companhia baixou a guarda quando perguntei o que aconteceria se eu publicasse neste livro a fórmula autêntica, com instruções detalhadas. Ele sorriu largamente. "Mark", disse, "digamos que este é o seu dia de sorte. Acontece que tenho, aqui mesmo em minha mesa, uma cópia da fórmula.'' Abriu a gaveta e me entregou um documento fantástico.

    - "Aí está. Agora, o que é que vai fazer com ela?"
    - "Bom, vou incluí-Ia no meu livro."
    - "E ... ?"
    - "Alguém pode resolver estabelecer-se e concorrer com a The Coca-Cola Company."
    - "E que nome ele vai dar ao produto?"
    - "Bem, não poderá chamá-lo de Coca-Cola porque vocês o processariam. Vamos dizer que o chamem de Yum-Yum, e que insinuem, de uma forma a não dar razão a um processo judicial, que a Yum-Yum é na verdade a fórmula original da Coca-Cola."
    - "Ótimo. E daí? Quanto vão cobrar por ela? Como vão distribuí-la? Como vão divulgá-la? Está entendendo aonde quero chegar? Gastamos mais de 100 anos e volumes inacreditáveis de dinheiro construindo o capital dessa marca. Sem nossas economias de escala e nosso inacreditável sistema de comercialização, quem quer que tentasse duplicar nosso produto não chegaria a lugar nenhum e teria que mudar coisas demais. Por que alguém se daria ao trabalho de ir comprar Yum-Yum, que é realmente igual à Coca-Cola mas que custa mais, quando pode comprar a Coisa Real em todo o mundo?''

    Entenderam? Este é o verdadeiro segredo...

    ResponderExcluir
  5. Seu comentário até faz sentido, Roberto. Mas então não faria sentido manter o segredo. Concordo que tudo que um mistério atrai a curiosidade e talvez isto faça parte do marketing da Coca.

    Será que se fosse divulgada alguém a usaria para fazer um produto idêntico? Teria que ter muito dinheiro, como disse o porta-voz, o que tornaria o negócio inviável.

    Apesar disto, cada vez que se divulga algo sobre este assunto, atraí milhões de curiosos.

    Grato pelo comentário

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Existe um produto que a coca cola usa e que nenhuma agência do governo fiscaliza? é assim que funciona? (Ainda bem que parei de tomar isso.)
    Claro que não existe segredo algum, só produtos quimicos de todo tipo.

    comentario do tipo: "Não sei não. A Coca guarda sua fórmula a sete chaves. Acho que jamais saberemos esse segredo. Abraço.".. ou esse cara trabalha pra coca cola ou acabou de cair de um ovni, bateu a cabeça em uma pedra e acabou perdendo todo senso critico e toda noção da realidade... completamente alienado.

    ResponderExcluir
  7. afe ¬¬" simplesmente idiota essa matéria...primeiro pq todo produto destinado a consumo tem que ser especificado do que é feito... 2º Quem disse que é algo impossivel alguem descobrir a formula da coca -cola... so nao tem cientistas interessados em perca de tempo para isso, existem pesquisas mt mais importantes, até pq a formula ja é patentiada ¬¬"... acham que alguem vai sair vendendo coca cola na rua piratiada?????? suhasuhauhsuhas conta otra....

    ResponderExcluir
  8. Junior, acho que você tem razão. Isto já faz parte até do marketing da Coca.

    ResponderExcluir
  9. É Guilherme, nunca teremos a certeza. Como já disse, acho que a Coca faz disso até uma jogada de marketing.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ao anônimo que disse que a matéria é idiota, até pode ser, mas rendeu milhares de visitas. Tudo é uma questão de marketing. E não fico anônimo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Esse papo de "Formula Secreta Da Coca-Cola",já está enchendo o saco.Isso é falta de assunto?Acham mesmo que,com a tecnologia que existe hoje,essa formula é realmente um segredo?Além do mais,pra que serviria esse "Segredo",se a fórmula é patenteada?Pensem nisso...

    ResponderExcluir
  12. Como já disse anteriormente tudo é uma questão de marketing. A matéria rendeu muitas visitas, inclusive a sua.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog