15 de fevereiro de 2011

Vinho tinto pode ajudar no tratamento de câncer

Um copo de vinho tinto para mulheres com câncer de mama pode aumentar o sucesso do tratamento. O resveratrol, uma substância que ocorre naturalmente no vinho tinto, aumenta os efeitos de uma droga usada para combater a doença. Testes laboratoriais realizados, mostram que este ingrediente, pode impedir que as células cancerosas desenvolvam resistência à droga rapamicina, utilizada no tratamento desta doença.

O resveratrol é um antioxidante potente produzido por plantas, como uvas, framboesas, arandos e amendoim e que  combate infecções bacterianas e fúngicas. Alguns cientistas já têm explorado este potencial nvinhoa redução do risco de doenças cardíacas, mal de Alzheimer e até mesmo no processo de envelhecimento. E agora descobriram que esta substância química - que dá a tonalidade ao vinho tinto - pode fazer com que as drogas contra o câncer sejam ainda mais eficazes.

Segundo o Professor Charis Eng, da Cleveland Clinic Lerner's Research Institute, de Ohio nos EUA, a rapamicina foi utilizada em ensaios clínicos como um tratamento de câncer. Mas infelizmente, depois de um tempo, as células cancerosas desenvolvem resistência à esta droga.

"Nossos resultados mostram que o resveratrol parece atenuar a resistência à rapamicina das células cancerosas nos cânceres de mama, pelo menos no laboratório." Afirma o Professor. Sua equipe estudou o efeito da combinação de resveratrol com rapamicina em células de câncer de mama e os resultados, que foram publicados no Câncer Letters, demonstram que o efeito aditivo entre os dois compostos que  suprimem os sinais de crescimento das células do câncer de mama.

“Se estas observações se confirmarem, pode ser uma apropriado desfrutar de um copo de vinho tinto ou comer um prato de amendoim cozido, que possui um teor maior de resveratrol, antes do tratamento com rapamicina para o câncer." Concluiu o professor.

Fonte: Daily Mail

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog