13 de fevereiro de 2011

Smuggle Truck: Jogo para Iphone gera polêmica

Smuggle Truck: Operation Immigration é um aplicativo para Iphone desenvolvido por uma empresa de Boston. Este jogo criou muita polêmica no início do mês, por disponibilizar que os usuários dirijam um caminhão com imigrantes pelo deserto, sem deixar que eles caiam do veículo.Smuggle

Ativistas em todo o país recriminaram o jogo, afirmando que ele ‘brinca com o sofrimento de milhares de pessoas que um dia passaram por essa experiência’. O Smuggle Truck: Operation Immigration foi criado exclusivamente para Iphone e Ipad pela Owlchemy Labs, empresa situada na capital de Massachusetts.

Planejado para ser lançado oficialmente em Março, o aplicativo permite que o jogador passe por um local que se assemelha às proximidades da fronteira dos EUA com o México. O caminhão dirige passando por cima de montanhas, cactos e animais mortos, exigindo do usuário que não deixe que nenhum imigrante dentro do caminhão caia do truck , no qual é mostrado com a capacidade máxima de pessoas do veículo.

O responsável pelo aplicativo, Alex Schwartz disse que a idéia para o satírico jogo veio da experiência de alguns de seus amigos imigrantes, que relataram suas histórias para o programador. “Nós sentimos que esse problema é um tabu para o mundo dos games e da mídia. Então a gente construiu algo sobre essa aventura que pudesse ser vinculada ao que amamos fazer, que é construir jogos” disse ele à uma agência de notícias.

Organizações pró-imigrantes e ativistas se manifestaram de imediato com o anúncio do aplicativo. Eva Millona, diretora-executiva do Massachusetts Immigrants & Refugee Advocacy Coalition - MIRA, disse que o jogo é de mau gosto e banaliza a seriedade do desejo de milhares de imigrantes em arriscar as suas vidas na travessia da fronteira. “No ano passado, 170 seres humanos morreram atravessando a fronteira. É vergonhoso que alguém tente fazer dinheiro a partir de um drama como esse, utilizando um jogo” disse ela, em comunicado enviado à imprensa.

Fonte: Braziliantimes

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog