17 de julho de 2010

Oficina gratuita de cinema sobre ações sustentáveis

Uma turma de nove jovens, moradores do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, acaba de concluir o curso de iniciação ao cinema Criação Audiovisual, uma oficina gratuita de cinema que abarcou todas as fases da produção com aulas de roteiro, produção, direção, fotografia, iluminação, som e edição.


Os jovens cineastas produziram curtas sobre ações sustentáveis promovidas no Campo Limpo, região de alto risco social. Paraíso perdido é uma ficção que trata do descarte do lixo. O curta conta a história de três amigos que se reúnem para brincar em uma praça do bairro e se deparam com um cenário de destruição e sujeira.


Arrasta Lata é um documentário sobre um grupo de percussão homônimo que transforma latas em instrumentos musicais. Já Eco Banners é um documentário-ficção produzido para alertar sobre a utilização das sacolas plásticas e discutir o uso das eco-bags como alternativa sustentável.criacao_audio


O saldo dos quatro meses de projeto são novos talentos descobertos, um aluno aprovado para participar do programa Geração Futura, promovido pelo canal Futura, dois alunos no processo de seleção para o Instituto Criar, excelentes câmeras man, entre muitos outros que além de intimidade com o mundo audiovisual ganharam um impulso a mais para mudar a própria realidade.


A oficina Criação Audiovisual é gratuita e acontece dentro da ONG Arrastão. A realização é da produtora DNA Filmes, com patrocínio do Banco Indusval Multistock.


Os temas eleitos pelos jovens em suas primeiras imersões no universo do cinema reafirmam que a preocupação com a saúde do planeta é presente no cotidiano deles. A pesquisa Dossiê Universo Jovem, produzido pela MTV Brasil apontou que 66% dos entrevistados já repreenderam alguém por jogar lixo na rua. O dado é uma montra de que o jovem brasileiro reconhece que atitudes como essa, mesmo que consideradas simples, já faz diferença.

Fonte: Primeiro Plano

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog