11 de julho de 2010

Copa 2010: Finalmente Espanha!

A Espanha é a campeã do mundo! É o oitavo país na história a conquistar a Copa do Mundo da FIFA. Um título que nunca havia sido conquistado jamais viria facilmente. Foi sofrido. O gol só veio no final do segundo tempo da prorrogação. O herói do título foi Iniesta, que marcou o gol salvador. E o título finalmente veio.

Quem continua, sim, com um estigma desconfortável é a Holanda, que apos 14 vitórias consecutivas entre eliminatórias e as finais da Copa 2010, caiu mais uma vez na partida decisiva, pela terceira vez em sua história, depois das derrotas para Alemanha em 1974 e Argentina em 1978.

As duas equipes começaram o jogo com as formações que venceram na semifinal. Assim, Fernando Torres continuou no banco da Espanha, e Pedro foi titular no ataque. E o artilheiro David Villa ficou preso entre os zagueiros, com pouca mobilidade. A Laranja contou com sua força máxima com as estrelas Sneijder e Robben presentes.

Logo aos cinco minutos, Sergio Ramos acertou uma cabeçada linda que obrigou Maarten Stekelenburg a uma boa defesa. Em seguida, o mesmo lateral direito invadiu a área e obrigou John Heitinga a afastar na boca do gol. Mais um minuto e era David Villa acertando um voleio na rede pelo lado de fora.

Num jogo com 20 faltas ao longo de todo o primeiro tempo, com cinco cartões amarelos. Entre as divididas e disputas acirradas, sobrou uma breve reação holandesa nos últimos minutos, quandEspCampeao a equipe chegou a ameaçar o gol de Iker Casillas, num chute rasteiro de Arjen Robben, já nos descontos da primeira parte.

No segundo tempo o clima continuou tenso com mais oito cartões amarelos no total, além de um vermelho. A Espanha continuou dominando a posse de bola e aparentava estar mais perto de marcar. A principal diferença é que o contragolpe da Holanda começou a funcionar. A Laranja apostou nos contra-ataques e chegou duas vezes perto de Casillas. Mas Xavi chegou ainda mais perto do gol: em cobrança de falta aos nove, a bola passou rente ao travessão.

Aos 18 minutos, Sneijder acertou um lançamento perfeito para Robben entre dois zagueiros espanhóis. O atacante invadiu a área, cara a cara com Casillas, e chutou, mas a bola bateu no pé do goleiro e foi para escanteio. Aos 24, foi a vez de a Espanha desperdiçar a sua melhor oportunidade na final: Navas cruzou da direita rasteiro, Heitinga cortou mal, e a bola ficou com Villa, na pequena área, mas o chute bateu na zaga e foi para escanteio, por cima. Mas com os ataques em um mau dia, os 90 minutos terminaram com 0 a 0.

A prorrogação começou com o mesmo panorama da segunda etapa, com gols sendo desperdiçados. Fabregas, que substituíra Xabi Alonso, recebeu ótimo passe de Iniesta e chutou para defesa salvadora de Stekelenburg com o pé. No lance seguinte, foi a vez da Holanda: Casillas saiu mal do gol em cobrança de escanteio, e Mathijsen não aproveitou, cabeceando para fora.

No intervalo da prorrogação, Del Bosque sacou Villa para a entrada de Fernando Torres, autor do gol do título da Euro 2008. Aos 4min, finalmente a primeira expulsão do jogo: Heitinga derrubou Iniesta na entrada da área e levou o segundo cartão amarelo. Na cobrança da falta, Xavi bateu por cima da meta. Sneijder respondeu aos 9min, também em chute forte na bola parada, mas a bola desviou na barreira e saiu.

O gol, que teimava em não sair, veio aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação. Começou com jogada valente de Jesus Navas, que correu em direção ao ataque, teve sequência com troca de passes, até Fabregas dar a assistência para Iniesta chutar cruzado. Andrés Iniesta, que tantas vezes tivera chances de invadir a área holandesa sem poder concluir, não tinha outra opção além da bomba cruzada que bateu Stekelenburg.

As decepções do fracasso na Copa das Confederações e a derrota na estreia do Mundial contra a Suíça, foram esquecidas e o time que melhor toca a bola no planeta deu a volta por cima. E termina 2010 no topo. Parabéns Espanha! Campeã da Copa 2010.

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado.

Recomendo

Arquivo do Blog